5 benefícios do uso da tecnologia na educação

O tema será abordado na 21ª edição do Congresso Internacional de Educação, promovido pela Legião da Boa Vontade.

A tecnologia está modelando uma nova experiência no aprendizado nas escolas. De acordo com dados da pesquisa TIC Educação 2016, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), o uso de aparelhos celulares para fins didáticos já é uma realidade em cerca de 52% das instituições de educação básica do país.

O programa Educação em Debate, veiculado pela Boa Vontade TV e pela Super Rede Boa Vontade de Rádio, já explicou o por que investir em tecnologia na educação.

Aliar os avanços tecnológicos aliados à educação faz com que a forma como o aluno se relaciona com o conhecimento mude. E essa nova perspectiva faz com que o estudante priorize a interatividade e a objetividade nas aulas, desse modo, a tecnologia deve ser usada como uma ferramenta de engajamento durante o aprendizado.

Diversos benefícios acompanham essa implementação tecnológica na educação, são eles:

1. FACILITA A INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES 

Shutterstock

Usar a tecnologia em favor da aprendizagem estimula a percepção dos alunos com relação ao conhecimento que está sendo passado, ou seja, a afinidade por determinada matéria pode ser amplificada e o aprendizado é facilmente absorvido.

2. AS AULAS FICAM INTERATIVAS E MAIS ATRATIVAS 

Shutterstock

Modificar o modo como as matérias são ensinadas resulta em conhecimentos inovadores e consequentemente mais interessantes na visão dos estudantes. Além de que, a tecnologia pode servir como um eficiente auxílio para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, uma vez que, por meio da educação personalizada, desperta o interesse para os estudos.

3. DESPERTA A CURIOSIDADE DOS ALUNOS  

Shutterstock

A tecnologia aliada à educação aguça a curiosidade e a busca por novas descobertas, estimulando novas experiências por meio da cultura digital, construindo novas competências e habilidades nos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

4. PROMOVE O INTERESSE NOS ESTUDOS

shutterstock

A tecnologia pode ser responsável por proporcionar um maior interesse nos alunos, uma nova forma de pensar, de se comunicar, de estudar e aprender. Quando o conteúdo é passado de forma atraente, os estudantes tendem a ter uma maior disposição em prestar atenção e um maior interesse de resolver os problemas apresentados em sala de aula.

5. ESTIMULA A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES 

Shutterstock

Com o auxílio dos mecanismos tecnológicos, que funcionam como uma extensão da sala de aula, o acesso à informação de qualidade fica mais fácil e a autonomia dos alunos é estimulada.

Vale lembrar que dentro dos benefícios citados, o uso consciente da internet também possui a sua devida relevância. Sendo assim, o uso correto da ferramenta deve ser incentivado nos estudantes, evitando os excessos para que não se abra mão dos recursos físicos, como os livros e cadernos.

LBV

Trabalhando em favor da educação

É preciso quebrar o paradigma de que a internet dificulta ou atrapalha o desenvolvimento pedagógico. Aliar educação e recursos tecnológicos propicia benefícios, não somente para os alunos que anseiam por inovação e pela mudança nos meios de ensino, mas também para os educadores que possuem a satisfação em ensinar.

Diante disso, a Legião da Boa Vontade (LBV), em seu 21º Congresso Internacional de Educação da LBV, promoverá uma oficina que abordará, com mais profundidade, a temática destacada acima. O encontro será norteado pelo tema “Tecnologia na Educação: Como assegurar uma aprendizagem significativa com recursos tecnológicos?”.

As oficineiras responsáveis pelo assunto são as professoras de inglês Aysla Fock e Andresa Vieira Binatti de Toledo. Na ocasião, elas objetivam promover uma conciliação entre a educação e a tecnologia, a fim de estreitar sua relação, propiciando prazer ao ensinar e aprender.

Confira mais informações sobre o evento AQUI.


*Com informações dos sites Novos Alunos, EADBOX e Terra.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas