Educação Integral em foco: 30º Congresso Internacional da LBV reúne especialistas em Lisboa

A 30ª edição do Congresso Internacional de Educação da LBV, realizada em 20 de novembro de 2025, reuniu especialistas, educadores e profissionais de diversas áreas no Auditório Agostinho da Silva, da Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal). Com o tema “Educação Integral — Competências e Habilidades Socioemocionais: uma visão além do intelecto”, o encontro promoveu debates estratégicos sobre práticas educacionais que integram qualidade, equidade e valores humanos.

CLIQUE AQUI E REVEJA O 30º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA LBV | EDIÇÃO PORTUGAL

Ao longo do dia, o participantes tiveram a oportunidade de acompanhar um ciclo de palestras conduzidas por especialistas que trouxeram insights estratégicos sobre educação integral, diversidade e práticas pedagógicas transformadoras. O encontro consolidou um ambiente de troca qualificada, reforçando o compromisso com uma formação humanizada, inovadora e alinhada às demandas contemporâneas.

A abertura foi realizada pela Dra. Suelí Periotto, Doutora e Mestra em Educação pela PUC-SP, superintendente educacional da Legião da Boa Vontade e referência na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Em sua palestra, “Educação Integral — Competências e Habilidades Socioemocionais: uma visão além do intelecto”, ela evidenciou a importância de práticas que acolhem o educando em sua totalidade, promovendo desenvolvimento cognitivo, emocional e espiritual.

Na sequência, a dra. Hélia Bracons, doutora em Serviço Social e Diretora do Curso de Licenciatura da Universidade Lusófona, apresentou o tema “Educar para a Diferença, Cuidar na Diversidade: Competências para a Interculturalidade”. Sua abordagem reforçou a relevância de políticas e metodologias que valorizem a diversidade cultural, favoreçam a convivência inclusiva e ampliem as competências interculturais no ambiente educacional.

A programação também contou com a participação da dra. Maria Irene Tomé Louro, Diretora do Agrupamento de Escolas José Afonso, em Loures. Em sua palestra, “O Projeto Educativo enquanto instrumento promotor de uma Educação Transformadora”, ela compartilhou experiências de gestão e práticas integradas que potencializam a qualidade do ensino, fortalecendo valores e cidadania.

Encerrando o ciclo de palestras, o dr. Rogério Cândido, Diretor Pedagógico do Externato Grão Vasco e especialista em Educação Especial, apresentou o tema “Educar com Afeto; Ousar a Troca; Valorizar a Diferença; Transformar Vidas”. Ele destacou o papel do educador como agente de inclusão e inovação, reforçando a necessidade de ambientes escolares mais sensíveis, colaborativos e centrados no potencial de cada estudante.

 

A programação ainda contou com uma Vivência Arteterapêutica conduzida pelo Professor Marcelo Rafael, Arte-educador, Técnico em Psicodrama e diretor do Colégio Moriah, de Guarulhos, São Paulo. A atividade proporcionou um momento de sensibilização e expressão criativa, reforçando a importância das artes como catalisadoras de autoconhecimento, diálogo e bem-estar emocional no ambiente educativo.

No período da tarde, os congressistas participaram de duas oficinas práticas, cuidadosamente desenhadas para ampliar repertórios metodológicos e fortalecer a aplicação de estratégias inovadoras no cotidiano pedagógico.

Na oficina “O caminhar envolvendo a metodologia fónica emocional e a neurociência”, conduzida pelas professoras da Rede de Ensino Jardins, de Aracaju/SE, Maria Venizia Gonzaga, Pedagoga, Mestra em Ciência da Educação e Gestora da Rede,  e Lourdes Rhavenalla, Pedagoga, Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade, Psicóloga e Psicoterapeuta, os participantes tiveram contato com abordagens que unem neurociência, linguagem e emoções. As educadoras demonstraram como práticas sensíveis e intencionais podem impulsionar o processo de alfabetização, fortalecer vínculos e tornar o ambiente de aprendizagem mais acolhedor e significativo.

Já na oficina “Desafio e Diversão: a gamificação como estratégia educativa”, ministrada pelos professores da Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito/SP , Lucas Rafael de Barros, Secretário Municipal de Educação e integrante da Diretoria Executiva da UNDIME-SP, e Fagner Augusto dos Santos Amancio, Professor de Educação Física, Formador e Orientador de Projetos Educacionais, os congressistas exploraram dinâmicas de gamificação aplicadas ao ensino. A atividade destacou como desafios, propostas lúdicas e interativas podem elevar o engajamento estudantil, estimular habilidades socioemocionais e promover aprendizagens mais ativas e colaborativas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas