Você sabe o seu IMC? As crianças do Conjunto Educacional Boa Vontade sim =)

Na Unidade, os professores de Educação Física aproveitam os resultados dessa avaliação para montar o planejamento das atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano.

São Paulo, SP — A escola é um lugar para estudar, aprender, fazer amigos e também cuidar da saúde. Pelo menos no Conjunto Educacional Boa Vontade, formado pela Supercreche Jesus e o Instituto de Educação José de Paiva Netto, na capital paulista, é assim. Todo início de ano, as crianças e jovens, desde a educação infantil até o ensino médio, passam por uma verificação de peso e altura e ficam por dentro do valor de seu Índice de Massa Corporal, o IMC.

{glf nid:55376}

A enfermeira Michele Braga explica como o ambulatório da escola faz esse acompanhamento após ter os dados de cada aluno: “Aqui na escola fazemos, juntamente com os educadores, um levantamento de como é a alimentação deles, e os professores de Educação Física fazem das condições físicas deles”.

O trabalho em conjunto entre os diversos profissionais conta também com o apoio da família quando necessário: “Vemos se tem a necessidade ou não de acionar a família ou se faz só um trabalho na escola. Na necessidade de acionar a família, a gente monta algumas estratégias, tanto em casa como na escola, para poder normalizar esse peso”.

A coordenadora de esportes e professora de Educação Física do Conjunto Educacional Boa Vontade, Sandra Solato, explica que, antes de chegar ao ambulatório para a pesagem e medição, a garotada é instruída sobre o que vai acontecer: “Fazemos todo esse esclarecimento junto ao aluno. Ele vai ao ambulatório sabendo o que está fazendo, porque ele tem que medir e pesar. Eu mostro para ele a tabela, nós fazemos um trabalho em sala dentro do MAPREI”.

Saiba mais:

Uma visão diferenciada para a educação: conheça a nossa Pedagogia

Além da avaliação do IMC, os estudantes também passam por uma avaliação física: “Do berçário até o 5º ano avaliamos habilidades motoras, o professor vai realizar na prática uma avaliação com algumas atividades. Observando até onde o aluno chegou nas habilidades motoras”.

Para evitar constrangimentos, há todo um cuidado para que os estudantes não se sintam expostos. “Não fazemos individualmente a avaliação, porque acaba constrangendo e o jovem não realiza, a gente coloca num circuito, e os alunos divididos em grupos vão realizando as atividades”, completa Sandra. Tudo isso, é claro, com a observação atenta do professor.

As ações fazem parte do Programa Permanente de Avaliação Motora e Física. São observadas habilidades motoras, capacidade física, peso, altura, flexibilidade e o Índice de Massa Corporal (IMC). A ação é promovida pela Coordenação de Esportes em parceria com a equipe de enfermagem da Legião da Boa Vontade. Os resultados possibilitam aos professores de Educação Física e aos instrutores de esportes o planejamento das atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano.

Leia também:

Supercreche Jesus inicia Jogos Olímpicos da Educação Infantil

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas