O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma forma de ressaltar a luta contra à discriminação racial, valorizando um povo que contribuiu fortemente para a formação social, histórica e cultural do nosso país.
Michael e Phedra assistiram a apresentações de flauta e percussão, produzidas pelas próprias crianças com materiais recicláveis. O momento foi de grande descontração. Os convidados não resistiram e se renderam ao som dos pequenos.A visita faz parte do programa Blue Heart Ambassador (Embaixador Do Coração Azul), criado pela LBV dos EUA com o objetivo de promover intercâmbio com jovens e adultos norte-americanos que queiram ajudar em ações humanitárias nos países em que a LBV está presente.
Na oportunidade, Phedra, que é cabeleireira, ensinou a garotada a usar turbante, um dos adereços mais conhecidos da cultura negra. Após a atividade, a visitante fez questão de colocar uma coroa de princesa em cada uma das meninas, reforçando a importância de se aceitar e ter a autoestima elevada.
Os norte-americanos Michael Anthony e Phedra Cileen vieram ao Brasil em missão humanitária e escolheram a LBV para conhecer e apresentar um pouco da cultura afro para as crianças atendidas.“As meninas estavam muito interessadas em aprender e fazer o proposto pela oficina. O brilho no olhar dessas crianças mexeu muito conosco. Sabemos que, se não fosse na LBV, elas nunca iriam aprender tanto, especialmente o ato de compartilhar, que todas elas fizeram de bom grado. Sentimos perfeitamente o amor e gratidão delas em passar essa tarde conosco. É isso o que nós dois vamos levar daqui”, disse.
Já Michael, professor de Artes, desenvolveu uma divertida oficina de desenho, ensinando os participantes do programa Criança: Futuro no Presente! a personalizarem bonés. Ele ainda entregou a cada atendido um kit cheio de acessórios artísticos.
“Fiquei tocado com um garotinho que customizou o boné e disse que queria que eu levasse o dele para os EUA. Eu me senti extremamente tocado com aquela situação. Para uma criança abordar do nada um completo estranho e realizar um gesto tão amigável como esse, me faz pensar que a LBV está realizando um trabalho fantástico com essas crianças e com as famílias delas. Essas crianças nos presentearam com a alegria delas”, disse Michael, emocionado.
Michael, professor de Artes, desenvolveu uma divertida oficina de desenho com os atendidos.“Essa visita trouxe um retorno muito positivo para as crianças. Todos os dias, aqui na LBV, trabalhamos a questão da autoestima, da gordofobia, do racismo, então ter pessoas de fora falando para eles sobre esses assuntos é extremamente enriquecedor. Todo material que a Phedra trouxe agregou ao que a gente já vinha trabalhando com as elas”, disse Rita de Cássia, assistente social da LBV.
Sobre a visita, Michael finalizou: “Para todos, eu indicarei agora que procurem organizações como a LBV, que faz e proporciona um trabalho tão profundo e renovador. Queremos mostrar aos nossos amigos que se interessam no serviço voluntário, e são muitos, a acessibilidade que é estar num ambiente tão favorável ao crescimento pessoal como esse centro. A mensagem que fica é: compartilhem. Tragam o que vocês tiverem e recebam o carinho e amor que essas pessoas tem para oferecer”.
Em Lauro de Freitas, BA, o Centro Comunitário da Instituição está localizado Rua Prof. Theocrito Batista, s/n, Itinga, anexo ao Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic). Conheça e colabore, ligue: (71) 3288-6149.