Prefeito do RJ destaca atuação da LBV na educação dos jovens

A LBV foi convidada a apresentar as atividades do Programa Aprendiz da Boa Vontade

Rio de Janeiro, RJ — Nesta sexta-feira, 14, foi realizada a II Feira Carioca de Aprendizagem, no Centro de Convenções Sul América. O objetivo do evento foi oportunizar o acesso de adolescentes e jovens à profissionalização e ao mercado de trabalho pela inserção em Programa de Aprendizagem, tendo como prerrogativa suas condições de vulnerabilidade e risco social. 

Andressa Ferreira

Diversas entidades e instituições formadoras participaram do evento. A Legião da Boa Vontade foi convidada para apresentar as atividades que realiza por meio do Programa Aprendiz da Boa Vontade, ministrando a oficina “O jovem e o primeiro emprego”.

Andressa FerreiraPrefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação, ele parabenizou o trabalho da LBV na atuação com os jovens: “Eu quero agradecer a oportunidade, parabenizar a Legião da Boa Vontade por um trabalho extraordinário que tem feito em todo o Brasil, de assistência social e também de educação e dizer que a Prefeitura está muito atenta a isso. Não é possível a gente, numa cidade como a nossa, ter um índice de violência tão grande, atingindo a nossa adolescência. Nós sabemos que isso é fruto de oportunidades. Oportunidades que precisam ser sedutoras, deslumbrantes. Ofereçam a esses jovens oportunidades de educação à altura da sua criatividade, sua inteligência e todos eles têm um talento, cada um na sua área. Às vezes, quando falta oportunidade, isso vai se extravasar na violência. E essas frustrações levam, muitas vezes, até ao consumo dos vícios, tentando silenciar amarguras e pesadelos. Então, nós estamos de parceria com a LBV. Eu queria deixar essa mensagem aos Legionários da Boa Vontade. Vamos trabalhar juntos, vamos virar essa página”, disse.

Durante todo o dia, jovens e adolescentes assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Unidades de Reinserção Social e no Programa Família Acolhedora tiveram acesso a diversos serviços oferecidos na Feira. Foram feitos agendamentos de CTPS, oficinas pedagógicas, imersão em unidades móveis da FIRJAN (Curso de Solda e Cozinha Brasil), visitação às tendas das entidades/instituições formadoras, apresentação de projetos integradores, recepção das empresas notificadas pelo MPT pelas entidades/instituições formadoras e atividades culturais.

Vanessa KleinDurante a Feira, foi realizada a oficina “O jovem e o primeiro emprego”, conduzida pela coordenadora de aprendizagem profissional da LBV, Leila Aguiar.

O programa Aprendiz da Boa Vontade veio ampliar o atendimento social e educacional da LBV. Com o objetivo da inserção de jovens no mercado de trabalho e preferencialmente jovens em situação de vulnerabilidade social, que é exatamente o público desta Feira. Nosso trabalho consiste, então, em captar esses jovens, dar a eles uma formação técnico-profissional e inseri-los nas empresas. O diferencial do programa é a nossa ampla experiência somada ao nosso Método de Aprendizagem por Pesquisa, Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), que se apresenta como uma ferramenta facilitadora na árdua missão de formar jovens mais fraternos, e mais, também protagonistas da sua própria história”, destacou Leila Aguiar, coordenadora do Programa Aprendiz da Boa Vontade, no RJ.

Andressa FerreiraRepresentantes da LBV do Rio de Janeiro no estande do Programa Aprendiz da Boa Vontade.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas: Marcelo Crivella, prefeito da cidade do Rio de Janeiro; Teresa Bergher, secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; dra. Dulce Martini Torzecki, procuradora do Ministério Público do Trabalho – 1ª PRT / RJ; dra. Glória Mello, representante da AMATRA1 e do Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro; dr. Helton Yomura, superintendente do Ministério do Trabalho – SRT/RJ e sr. Rogério Santos, auditor fiscal do Trabalho, representante do FEAP/RJ, entre outros.

Aprendiz da Boa Vontade

O programa Aprendiz da Boa Vontade tem por objetivo preparar jovens e adolescentes para a inserção ao mercado de trabalho e, para isso, desenvolve seus talentos e conhecimentos, suas habilidades e competências. 

Para saber mais, acesse: www.lbv.org/aprendiz

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas