Rio de Janeiro, RJ — O diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, foi homenageado com a Medalha da Amizade, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em comemoração ao 208º aniversário da Instituição Policial. A comenda foi entregue na manhã desta quarta-feira, 25, no Auditório da Cidade da Polícia, em Benfica, zona norte do Rio, pelo chefe da instituição, delegado Fernando Veloso.
A medalha é uma demonstração de agradecimento àqueles que, de alguma forma, contribuíram para o trabalho e engrandecimento da Polícia Civil do Rio de Janeiro, junto à Sociedade. Na ocasião, o dirigente da LBV foi representado pelo Legionário da Boa Vontade Alziro Paolotti de Paiva, que destacou:
“É uma honra representar o meu pai, jornalista e radialista Paiva Netto neste teatro para receber a Medalha da Amizade. Esse nosso presidente que representa esta amizade indiscutível porque é uma amizade sincera, à frente desse trabalho de mais de 60 anos de Legião da Boa Vontade. Que exemplo maior de amizade e dedicação do que esse que ele traz, diariamente, a todos nós. É uma honra poder representá-lo nesta data e parabenizá-lo por mais esta medalha.
“O trabalho que a LBV promove nessa prevenção, nessa reconstrução social, interfere de forma positiva no trabalho da corporação da Polícia Civil e também da Polícia Militar e demais corporações do Estado. Dessa maneira, faz um engajamento, um laço de amizade entre a corporação, tanto entre os indivíduos policiais civis e militares, quanto nas comunidades onde atuamos nos trabalhos envolvendo o esporte, envolvendo a educação e, dessa maneira, criando a prevenção, sabendo que, através da educação, desde a primeira infância dos bebês, das famílias, podemos fazer uma sociedade cada vez mais igualitária, cada vez mais pacífica e mais engajada em construir um futuro melhor. São gerações e gerações que vêm nessa construção desses laços que hoje foram agraciados”.
Durante a entrega da honraria, o propositor da homenagem, delegado Fernando Veloso, chefe da Polícia Civil do RJ, falou sobre a parceria com a LBV, que contribui de forma positiva para compartilhar boas ações. “A atividade de polícia é uma atividade complexa, difícil. E a gente não conseguiria superar essas dificuldades — que parecem ficar maiores a cada dia que passa — se não tivessem os nossos parceiros. Sejam parceiros que nos ajudam direto no enfrentamento à criminalidade, sejam parceiros na prevenção, na conscientização dos nossos próprios colaboradores, na importância do trabalho deles, do respeito aos direitos humanos, e nesse sentido, a LBV é um mega parceiro”.
E pontuou: “Sem essas parcerias, sem essa vinculação de verdadeira amizade institucional, a gente teria mais dificuldade para superar os obstáculos e as dificuldades que são colocadas à nossa frente todos os dias. Então, eu fico muito feliz de participar disso e ter a LBV aqui com a gente, não só hoje. A LBV não está hoje aqui recebendo esse prêmio. Ela está todos os dias. São essas sementes que estamos plantando e que a cada dia vão gerar frutos num futuro muito próximo, que as pessoas vão poder experimentar mais fraternidade, mais amor e menos violência”, disse.
Sobre a importância da condecoração a entidades e personalidades, o dr. Breno Melaragno, presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), destacou: “Quando as Instituições resolvem cooperar umas com as outras, num sentido construtivo, é bom para todo mundo, para todos os operadores das Instituições e principalmente para o povo, para a sociedade. Essa medalha simboliza muito. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto da OAB, da Polícia Civil e pelo belo trabalho que vocês sempre realizam. Parabéns!”.
Vale salientar que, em 2016, Paiva Netto celebra 60 anos de atuação na Legião da Boa Vontade. Ao longo dessa trajetória, foram várias as honrarias concedidas a ele, entre as quais destacam-se: Comendador da Ordem do Rio Branco, pelo Ministério das Relações Exteriores; Grau de Comendador, pelo Conselho da Ordem do Mérito Aeronáutico; Medalha do Pacificador, pelo Ministério do Exército Brasileiro, e Medalha do 1º Centenário da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 2014, recebeu a comenda internacional Espírito da Boa Vontade para Todas as Nações, pela norte-americana Sharon Hamilton Getz, representante do Instituto Internacional de Desenvolvimento. Uma organização da sociedade civil com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas.