No Paraná, a tradicional iniciativa da Legião da Boa Vontade alcançou 14 cidades, a maior parte delas com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, beneficiando mais de 2.000 famílias. Entre esses municípios estão Cerro Azul, com IDH de 0,573, e General Carneiro, com 0,670. Em Curitiba/PR, mesmo com um dos melhores IDHs do país, ainda existem bolsões de pobreza onde as temperaturas baixas castigam a população.

Lá, 150 lares de estudantes do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da LBV, foram contemplados com a iniciativa. Para Valéria Lima, mãe da aluna Isabela, que reside no bairro do Boqueirão, na capital paranaense, e teve sua casa recentemente invadida pelas águas, essa ajuda foi fundamental: “Agradeço pelo atendimento, pelo carinho que a LBV tem com as famílias e com as nossas crianças. Essa doação aquece também muito nosso coração, porque, com a enchente que sofri em casa, perdi muita coisa. Então, esse apoio faz toda a diferença para nós. Além de nossas crianças ficarem na escola, onde temos a certeza de que estão bem cuidadas e aquecidas no inverno, essa ajuda é um afago a mais”.

“Agradeço pelo atendimento, pelo carinho que a LBV tem com as famílias e com as nossas crianças. Essa doação aquece também muito nosso coração, porque, com a enchente que sofri em casa, perdi muita coisa. Então, esse apoio faz toda a diferença para nós. Além de nossas crianças ficarem na escola, onde temos a certeza de que estão bem cuidadas e aquecidas no inverno, essa ajuda é um afago a mais”.
Valéria Lima, mãe de aluna da escola da LBV em Curitiba/PR
Frio e insegurança alimentar
Na Região Sul do Brasil, a chegada do outono e do inverno torna ainda mais difíceis as condições de vida de muitos lares. Em São José/SC, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV atua por meio de quatro serviços de convivência, abrangendo desde o público infantil até a terceira idade, com forte presença em comunidades em situação de vulnerabilidade na própria cidade e nos municípios de Palhoça e de Biguaçu. No mês de junho, com a primeira frente fria acompanhada de reforço de ar polar, o centro-sul do país registrou temperaturas baixas. Cerca de 1.900 famílias de localidades de Santa Catarina foram beneficiadas pela campanha Diga Sim!




A assistente social da LBV Aline Bell realiza visitas domiciliares às famílias atendidas na Vila Matinho, em Biguaçu/SC, para conhecer a realidade social dos usuários e fortalecer os vínculos com a Instituição.

A gestora social na unidade de São José, Mariana Schmitz, explica que “nessa época do ano faz bastante frio. Alguns dos que nós atendemos usam o cobertor não só para aquecer, mas também para inibir o frio, tapando brechas dos barracos de madeira, tentando impedir a entrada do vento gelado”. Ela ressalta que a região sofre ainda muito com a questão da insegurança alimentar: “Muitas crianças frequentam a Instituição e, além da aprendizagem proporcionada, encontram também uma alimentação essencial, especialmente diante da realidade que enfrentam. Muitas delas falam: ‘Eu amo a comida da LBV, eu amo vir pra cá!’ E olham para o cardápio do dia destacando, quando tem pudim, gelatina, que é uma felicidade para elas”.
Na outra ponta do trabalho, mães e pessoas idosas também são as mais amparadas. Dona Jurema Bitencourt Lima, de 62 anos, que o diga. Atendida pelo serviço Vida Plena, ela fala com entusiasmo sobre a convivência na Instituição e os aprendizados na unidade: “É maravilhoso! Aqui damos risadas, tem entendimento, todos são ótimos. Eu ficava sozinha em casa, e, na LBV, a gente pode conversar, se distrair; é aquela animação! O pessoal faz parte da minha família. Há orientação sobre saúde, direitos…”.

Jurema finaliza suas palavras afirmando que se tornou outra pessoa. “Pensava que, por ter mais idade, não tinha mais valor, mas tenho, sim! Aqui somos valorizados, podemos aprender; aliás, muitas amigas estão realizando o sonho de estudar. Na LBV, as educadoras incentivam a nunca deixar de sonhar, de acreditar em si mesmo. O que às vezes não existe em casa, aqui temos, e a gente se apega, é um carinho, uma atenção, um ombro amigo”, conclui.

Apoie essa causa!
Doe agora pelo site: www.lbv.org.br ou faça um pix pela chave: pix@lbv.org.br. Acompanhe, siga e compartilhe @LBVBrasil.