Santos, SP — A população da baixada santista vivenciou, recentemente, uma epidemia de dengue. A cidade registrou, somente no primeiro quadrimestre deste ano, mais de 450 vítimas. Embora o número de casos tenha despencado, se faz necessário um constante trabalho de eliminação do foco da doença.
Aposte em oportunidades; AJUDE A LBV!
Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu nessa semana, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, uma palestra educativa para as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!. A iniciativa foi conduzida pela equipe do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da entidade pública.

Na palestra, os agentes de saúde explicaram a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, por meio da recolha de recipientes que armazenem água e que são depositados pelas pessoas de forma voluntária e involuntária na natureza. Na ocasião, os pequenos puderam observar os estágios de reprodução do mosquito, desde o ovo ao surgimento do inseto.
+ Visite a página da LBV no Facebook
“Gostei bastante da experiência. Pude esclarecer algumas dúvidas e ser mais bem informado sobre algumas coisas que eu não sabia, como a existência de quatro tipos de dengue, por exemplo. Aprender nunca é demais, por isso agradeço pela atividade de hoje”, disse o atendido Emerson, de 12 anos.
Uma educação integral
O trabalho de conscientização obedeceu às etapas do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), aplicado com sucesso nas Escolas e Centros Comunitários da Instituição. Essa metodologia permeia qualquer tipo de atividade lúdica da Instituição e não dimensiona o estudante somente pelo papel de receptor de informações. O educando é visto como protagonista do processo de aprendizagem, que resulta de um conjunto de ações individuais e em grupo, englobando a busca, a reflexão e o amadurecimento do saber.

“Para mim é um prazer estar aqui na LBV, pois conheço o trabalho há mais de 30 anos. É motivo de alegria poder colaborar, transmitindo conhecimento para as crianças e os adolescentes que serão, com certeza, multiplicadores dessa mesma orientação, e nos ajudarão no combate ao mosquito transmissor. Obrigada pela oportunidade”, destacou a representante do IEC, Rosane da Costa.
Em Santos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Conselheiro Nébias, 398 — Encruzilhada. Para outras informações, ligue: (13) 3202-0080.
LEIA TAMBÉM:
+ VÍDEO: as crianças da LBV sabem como combater a dengue; quer aprender?
+ Atendidos aprendem a combater o mosquito transmissor da dengue