Entre os dias 8 e 10 de outubro, a cidade de São Paulo recebeu a 9ª edição da Educa Week, considerado o maior encontro de líderes da educação básica da América Latina. O evento, realizado no campus da ESPM, reuniu dirigentes de redes de ensino, especialistas, gestores, investidores e representantes de fundações para discutir caminhos e soluções que impulsionem a transformação da educação brasileira.
Com mais de 40 painéis distribuídos em sete Fóruns Nacionais Temáticos, a Educa Week abordou pautas estratégicas como inovação, saúde mental nas escolas, ESG (governança ambiental, social e corporativa) e inteligência artificial, fortalecendo o diálogo entre os diversos agentes do setor.
Entre os painéis de destaque está a mesa-redonda “Comunicação que Acolhe: Técnicas para Reduzir Conflitos e Criar Conexões Saudáveis”, que contou com a participação da educadora Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, desenvolvidas pela Legião da Boa Vontade (LBV).
Ao lado de Januária Cristina Alves (Entre Palavras), Beatriz Gallian (Colégio São Luís/RJE) e Marina Ribeiro (GPTS), sob mediação de Karina Bolzam (Hygge), Suelí compartilhou sua experiência sobre práticas educacionais que unem empatia, acolhimento e gestão emocional, valores centrais do trabalho pedagógico realizado nas escolas da LBV.
Além dos debates, a Educa Week promoverá a 6ª edição do Prêmio Destaque Educação, que reconhece práticas pedagógicas inovadoras e casos de excelência em todo o território nacional.
Para gestores, professores e instituições de ensino, a Educa Week representa um espaço de inspiração e diálogo, reafirmando o compromisso coletivo com uma educação de qualidade, equitativa e inovadora.