LBV apoia atendida na descoberta de talentos e da profissão

Conheça Vitória dos Santos e descubra como a LBV ajuda a transformar a realidade das pessoas e de sua comunidade.

Milhares de meninos e meninas de 6 a 15 anos de idade têm no serviço Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade, o acesso a atividades socioeducativas que propiciam seu desenvolvimento integral e o direito à proteção social.

Além disso, a iniciativa oferece tranquilidade às famílias para que pais e responsáveis possam trabalhar sabendo que os filhos estão em local seguro e saudável, longe da violência das ruas.

Em Porto Alegre/RS, a jovem Vitória Fagundes dos Santos, 22 anos, que se formou em fevereiro deste ano em Jornalismo, sabe bem o que significa as possibilidades abertas pela LBV.

Liliane Cardoso

Atendida por esse serviço social dos 7 aos 11 anos, ela descobriu nele talentos e uma forma fraterna de enxergar o mundo e as pessoas. Mulher negra e de baixa renda, Vitória perdeu a mãe aos 14 anos, mas não desanimou e conseguiu chegar à universidade pública e concluí-la com louvor.

“Tenho a lembrança do primeiro dia em que estive no Centro Comunitário [de Assistência Social] da LBV. Estava com medo, porque era um lugar novo para mim, tinha várias inseguranças, mas fui bem acolhida e me senti tranquila. (…) A minha mãe trabalhava à tarde e precisava deixar eu e a minha irmã Gabriela em algum lugar, porque a minha avó também buscava o sustento como empregada doméstica. Na LBV, eu me tornei uma pessoa comunicativa, aprendi a avaliar o que é bom e ruim e a ter empatia com todos”, ressalta.

Ela ainda acrescenta que “em 2011, fiz um passeio com a LBV para conhecer o jornal Zero Hora, que é do Grupo RBS, e as crianças iam cantar nessa visita. Quando entrei e subi as escadas do prédio, avistei uma parede de vidro, na qual havia vários prêmios [do periódico]. Fomos para a sala de redação, onde estavam repórteres, jornalistas, editores, para conhecermos como se fazia jornalismo; foi fascinante.”

“Eu disse: Quero ser jornalista. Alimentei essa ideia e, de 2016 a 2018, dediquei-me aos estudos para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2019, passei na primeira chamada para começar a minha trajetória“, completa.

Liliane Cardoso

Hoje, Vitória é produtora do programa Comando da Esperança local, da Super Rede Boa Vontade de Rádio (AM 1.300), realizando o sonho antigo de atuar no rádio. “Aqui, há o diferencial da empatia, do companheirismo, isso é muito nítido.”

Para finalizar, fez questão de mandar um recado especial a todos os doadores da LBV, que ajudam a manter esse trabalho que educa “cérebro e coração” e transforma a realidade de pessoas como ela: 

“Quero agradecer aos doadores da Legião da Boa Vontade, porque a doação de vocês foi fundamental para que eu pudesse realizar um sonho. E a sua doação realizará o sonho de milhares de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços socioeducacionais da Instituição. Agradeço, de coração, todo o esforço que fazem por nós!”

Vivian R. Ferreira

Esse é um trecho de uma reportagem publicada, originalmente, na revista BOA VONTADE nº 282, de abril de 2023. Para ler outros conteúdos publicados nesta edição da revista, clique aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas