Milhares de meninos e meninas de 6 a 15 anos de idade têm no serviço Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade, o acesso a atividades socioeducativas que propiciam seu desenvolvimento integral e o direito à proteção social.
Além disso, a iniciativa oferece tranquilidade às famílias para que pais e responsáveis possam trabalhar sabendo que os filhos estão em local seguro e saudável, longe da violência das ruas.
Em Porto Alegre/RS, a jovem Vitória Fagundes dos Santos, 22 anos, que se formou em fevereiro deste ano em Jornalismo, sabe bem o que significa as possibilidades abertas pela LBV.

Atendida por esse serviço social dos 7 aos 11 anos, ela descobriu nele talentos e uma forma fraterna de enxergar o mundo e as pessoas. Mulher negra e de baixa renda, Vitória perdeu a mãe aos 14 anos, mas não desanimou e conseguiu chegar à universidade pública e concluí-la com louvor.
“Tenho a lembrança do primeiro dia em que estive no Centro Comunitário [de Assistência Social] da LBV. Estava com medo, porque era um lugar novo para mim, tinha várias inseguranças, mas fui bem acolhida e me senti tranquila. (…) A minha mãe trabalhava à tarde e precisava deixar eu e a minha irmã Gabriela em algum lugar, porque a minha avó também buscava o sustento como empregada doméstica. Na LBV, eu me tornei uma pessoa comunicativa, aprendi a avaliar o que é bom e ruim e a ter empatia com todos”, ressalta.
Ela ainda acrescenta que “em 2011, fiz um passeio com a LBV para conhecer o jornal Zero Hora, que é do Grupo RBS, e as crianças iam cantar nessa visita. Quando entrei e subi as escadas do prédio, avistei uma parede de vidro, na qual havia vários prêmios [do periódico]. Fomos para a sala de redação, onde estavam repórteres, jornalistas, editores, para conhecermos como se fazia jornalismo; foi fascinante.”
“Eu disse: Quero ser jornalista. Alimentei essa ideia e, de 2016 a 2018, dediquei-me aos estudos para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2019, passei na primeira chamada para começar a minha trajetória“, completa.

Hoje, Vitória é produtora do programa Comando da Esperança local, da Super Rede Boa Vontade de Rádio (AM 1.300), realizando o sonho antigo de atuar no rádio. “Aqui, há o diferencial da empatia, do companheirismo, isso é muito nítido.”
Para finalizar, fez questão de mandar um recado especial a todos os doadores da LBV, que ajudam a manter esse trabalho que educa “cérebro e coração” e transforma a realidade de pessoas como ela:
“Quero agradecer aos doadores da Legião da Boa Vontade, porque a doação de vocês foi fundamental para que eu pudesse realizar um sonho. E a sua doação realizará o sonho de milhares de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços socioeducacionais da Instituição. Agradeço, de coração, todo o esforço que fazem por nós!”

Esse é um trecho de uma reportagem publicada, originalmente, na revista BOA VONTADE nº 282, de abril de 2023. Para ler outros conteúdos publicados nesta edição da revista, clique aqui.