Os 74 anos de vida do jornalista, radialista e escritor Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), comemorados neste 2 de março, representam uma celebração que inspira as atuais e futuras gerações. Especialmente, porque em todo este tempo, nunca desistiu de seus ideais, sempre com o espírito incansável de realizar o Bem em favor do próximo.
2 de março de 1996 — Paiva Netto mobiliza o povo e entrega à população de baixa renda uma magnífica obra educacional. Conforme noticiaram a revista IstoÉ e a Rádio Globo, mais de 110 mil pessoas acompanharam o pronunciamento do dirigente da Legião da Boa Vontade durante a inauguração do Centro Educacional da Instituição, no Rio de Janeiro.Tamanha dedicação pode ser exemplificada pelo esforço particular em formar cidadãos fraternos, razão pela qual fez criar Escolas, Centros Comunitários de Assistência Social e Lares para idosos, além de campanhas de apoio emergencial. Com essas frentes, a LBV oferece atendimento de qualidade a milhares de famílias, não só do Brasil, como também do exterior (por meio de suas bases autônomas). Vale ressaltar que, somente em 2014, a Instituição realizou quase 12 milhões de atendimentos e benefícios no Brasil.
Um marco desse frutífero trabalho completa 19 anos, justamente no 2 de março, quando em 1996 o diretor-presidente da LBV, no dia de seu natalício, presenteava a população de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, com uma grandiosa unidade de ensino. O objetivo principal era propiciar uma nova realidade para as famílias e os alunos que viriam a ingressar naquela unidade, localizada na zona norte da cidade, oferecendo a eles bons professores, condições físicas de alto nível para o ensino, laboratórios, biblioteca, brinquedoteca, alimentação balanceada, atendimento dentário, médico e psicológico e muito amor e carinho.
A história que levou à construção da unidade destaca várias características deste Homem de Boa Vontade, como, por exemplo, a imediata tomada de atitude no Bem, em momentos de adversidade. Foi sob o impacto da chacina da Candelária (ocorrida no Rio, em 1993, que terminou com a morte de 8 menores e vários menores feridos), que ele determinou que fossem aceleradas as obras do Conjunto Educacional. Apesar das imensas dificuldades enfrentadas pela Entidade, que sobrevive com a ajuda do povo, era necessário logo tornar o megaprojeto uma realidade.
Então, em 1994, o dirigente da LBV falou à população por meio da imprensa e mídia eletrônica, lançando o desafio de tornar realidade o projeto que mudaria, para melhor, a vida de milhares de famílias de baixa renda: “Que tal pensarmos com carinho em nossa Cidade Maravilhosa e investirmos no futuro dos filhos desta terra, construindo uma supercreche escola para atender milhares de crianças e famílias das comunidades próximas de Del Castilho?”.
A resposta veio imediatamente e, em um ato simbólico, Paiva Netto acionou a primeira máquina de terraplenagem na área da futura obra da Instituição. Estava assim iniciada a construção do Centro Educacional da LBV. No ano de 2011, o trabalho foi ampliado e, além da Escola, a capital fluminense conta com o Centro Comunitário da LBV, que atende famílias de baixa renda.
A multidão toma conta da avenida e das ruas adjacentes para acompanhar o discurso de Paiva Netto, que ressaltou os valores da Educação Ecumênica em nosso país.FORMAR CÉREBRO E CORAÇÃO
Desde a sua fundação, a grande meta a ser atingida pela Unidade Educacional é promover uma educação de qualidade, para tanto, a excelência no ensino é somada com uma estrutura que atende às expectativas pedagógicas, sempre com intuito de formar “Cérebro e Coração”. Desta forma, todas as ações educacionais são permeadas por valores éticos e espirituais ecumênicos, por intermédio da pioneira linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto, composta pela Pedagogia do Afeto, para crianças de até 10 anos, e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, direcionada aos estudantes a partir dos 11 anos.
No espaço estudam mais de 600 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2, provenientes das comunidades do entorno: Guarda, Jacarezinho, Parque Evereste, Nova Brasília, Manguinhos, Parque União de Del Castilho, Complexo do Alemão, Águia de Ouro e Comunidade do Escol. Na Unidade, eles têm grade curricular diferenciada, para o desenvolvimento ético, artístico e cultural e participam de atividades físicas e esportivas. Na parte lúdica, oferecida no contraturno, os alunos participam de oficinas de Artes, Dança, Informática, Biblioteca, Judô, Futsal, Capoeira e Oficina Esportiva. Há também o incentivo ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, assim como à reflexão na tomada de melhores atitudes.
ALEGRIA E GRATIDÃO
Com a educação de qualidade, a LBV vem alcançando os melhores resultados, além da satisfação e segurança dos pais e responsáveis que confiam plenamente no trabalho de formação educacional da Instituição para com os alunos atendidos, a exemplo dos depoimentos colhidos com as mães que tem seus filhos na Escola da LBV.
Fachada do Centro Educacional José de Paiva Netto.“Meu filho Fabio Jorge tem Síndrome de Down, ele foi acolhido pela Instituição desde os seus 4 meses de idade. (…) Tenho muito a agradecer ao Irmão Paiva pela acolhida da Instituição e pela oportunidade de oferecer para a gente que trabalha um espaço de amor para o nosso filho, um espaço que a gente sabe que o nosso filho está seguro”, declarou em meio às lágrimas a mãe Mariana da Cunha. Ao diretor-presidente da LBV ela encaminhou, ainda, essa mensagem: “Eu e minha família temos muito a agradecer à Instituição e especialmente ao Irmão Paiva por presidir tão maravilhosamente bem essa Obra. Parabéns, muitos anos de vida”.
Vania Pessanha tem seus três filhos atendidos pela Escola da LBV. Ela conta que o apoio da Instituição chegou no momento em que mais precisava. “Quando estava desempregada e passando uma situação muito difícil, a LBV me ajudou. Então queria parabenizar o Irmão Paiva por mais um ano de vida e agradecer por esta oportunidade.”
Em Del Castilho, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059. Para outras informações, ligue: (21) 3297-7100.