Debate sobre a efetivação dos direitos socioassistenciais permeia evento da LBV

Confira os destaques do evento on-line promovido pela Legião da Boa Vontade.

São Paulo, SP — A Legião da Boa Vontade deu início, na noite desta terça-feira, 30, à edição on-line do 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV, com o objetivo de debater “as Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.

Transmitido pelo canal da Instituição no YouTube — com tradução simultânea em inglês, espanhol e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) —, o evento é destinado a profissionais atuantes nas áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de educadores sociais, estudantes e pessoas interessadas no tema. 

Vivian R. FerreiraDaniel Guimarães, apresentador do evento.

30 de agosto

O primeiro dia do evento começou com as palavras  do representante do presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, o sr. Alziro de Paiva que deu as boas-vindas aos participantes e discorreu sobre a temática central do encontro.

Ciclo de palestras: especialistas compartilham suas boas práticas 

Para dar início ao ciclo de palestras que ocorrem nos dois dias do evento, a sra. Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, apresentou suas contribuições acerca do tema: “As organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”. 

Reprodução/YoutubeMaria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.   

Para ela, “as OSCs [Organizações da Sociedade Civil] possuem um papel muito importante dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pois atuam em parceria com órgãos gestores no atendimento às famílias e aos indivíduos, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade. Além disso, elas atuam no controle da política pública, porque elas conseguem nos ajudar, pois estão no dia a dia das pessoas. (…) É importante que seja um trabalho contínuo, permanente, e que venha a partir de um planejamento”.

Na sequência, ocorreu a palestra sobre as “Contribuições das entidades privadas no fortalecimento da rede socioassistencial”,  com a participação da assessora-técnica social da LBV, Rossana Costa França, graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Projetos e Programas Sociais. 

Reprodução/YoutubeRossana Costa França

Ela abordou de que forma a Legião da Boa Vontade, enquanto entidade com atuação preponderante de assistência social, tem a execução dos seus serviços e programas organizados para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade e risco social: “São 4 elementos essenciais que a LBV tem empreendido esforços no sentido de qualificar cada vez mais a execução da oferta de seus serviços e programas, e contribuir para o fortalecimento da rede socioassistencial. São eles: planejamento e Gestão das Unidades Socioassistenciais, tendo por base as necessidades e demandas apresentadas pela população nos territórios em contextos de vulnerabilidade; disponibilidade de estrutura física e de recursos humanos adequadas para o atendimento dos usuários;  organização do atendimento e da execução das ações e por fim a articulação Territorial por meio da Mobilização de Ações Setoriais e Intersetoriais”.

Reprodução/YoutubeCélio Vanderlei Morais, psicólogo.

Para finalizar o primeiro dia do evento, o sr. Célio Vanderlei Morais, psicólogo e mestre em Sociologia Política, que atua como educador do Instituto Paulo Freire e em projetos nacionais da Paulus, apresentou importante palestra sobre “Integração entre as ofertas diretas e indiretas do SUAS”. Ele também integra a equipe da Práticas Assessoria e é membro curador do Portal Social Soluções.

Ele explicou que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem por objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. “Nós, como sociedade, assumimos o compromisso de promover às famílias, de fornecer a elas condições para o pleno desenvolvimento e nós temos condições de fazer isso para todas as famílias de fato. (…) Essas ações devem ser feitas de forma integrada, não é cada um simplesmente fazendo o seu papel, eles precisam trabalhar juntos e dentro do poder público. Aqueles que atuam na política de assistência social tem que também estar integrados com a educação, com a saúde, com o esporte, com a cultura, com a mobilidade urbana, com a segurança pública”.

ASSISTA!

REDES SOCIAIS

27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV está só começando! Acompanhe também as notícias sobre o evento aqui no blog e aproveite para compartilhá-las com os amigos nas redes sociais marcando a @LBVBrasil.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas