Ipatinga, MG — Desde pequenos convivemos com necessidades e oportunidades de fazer escolhas. Então, orientações corretas precisam acontecer desde a infância para que a vivência de direitos e deveres seja plena. Por isso, a Legião da Boa Vontade desenvolveu, na cidade de Ipatinga, durante dois meses, o projeto Voto: um exercício de cidadania com crianças e adolescentes atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social.
Neste período, a garotada teve oportunidades de pensar, questionar e dar opiniões; de aprender sobre consciência cidadã de crianças e adultos sobre voto consciente e o que ele representa para a sociedade. Foi realizada uma ação educativa com as crianças para eleger o representante de cada turma, aquele que irá também auxiliar o educador dentro e fora da sala.

Roda de conversa, pesquisas, palestra, arte e pintura na confecção de uma urna, TV de papelão, cabine de votação, títulos de eleitor e cartazes, encenação do horário político, passeata, paródias e debates foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.
A votação e apuração aconteceram na quarta-feira, dia 5. Com isso, as crianças vivenciaram a cidadania de forma consciente. Todos ficaram na fila, assinaram o nome, apresentaram o ‘título de eleitor’, foram à cabine votar, acompanharam a apuração dos votos e festejaram com o’ candidato’ vitorioso. A partir de agora, até o final do ano, a criança eleita será representante das demais.

“Eu aprendi que voto é muito importante para a sociedade. Descobri que eleição é coisa séria e que temos que saber escolher a pessoa que irá nos representar. Eu gostei de tudo! Fui com minha mãe votar e vi que foi igualzinho aqui, foi muito legal! ”, disse Tarve Kelle, 12 anos.
A educadora social Patrícia Costa ressaltou a importância formação de cidadãos conscientes: “Os atendidos foram incentivados a assistir o horário político da cidade com sua família para observar as propostas e acompanhar seus responsáveis às urnas no dia da eleição. Assim, crianças e suas famílias tiveram a oportunidade de compreender que fazer escolhas é uma chance de decidir ou interferir em questões que estejam ao nosso alcance por um futuro melhor. A cidadania sempre está em construção e só tem sentido quando colocada em prática”.
Pedro Resende, um dos candidatos que se elegeu, destacou: “Nunca me interessei em falar sobre eleição. Depois deste projeto, eu vi que desde pequeno temos que saber votar, escolher certo, porque isso é muito importante. Eu gostei muito! Agora sei que terei muita responsabilidade para cumprir tudo que prometi”.
A LBV em Ipatinga realiza, há 53 anos, o seu trabalho socioassistencial. Por meio de oficinas lúdicas, recreativas, esportivas e educativas, promove conhecimento e contribui para a participação dos atendidos na sociedade. A Entidade oferece também a eles um ambiente seguro e apoio de profissionais capacitados, proporcionando melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.
Visite, apaixone-se e ajude! Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.