Congresso da LBV avalia assistência social na pandemia

No último dia do evento, palestras trataram dos desafios e esforços do setor no enfrentamento à Covid-19.

A LBV promoveu, nos dias 9,10 e 11 de novembro, a primeira edição online de seu Congresso Internacional de Assistência Social.

Transmitido pelo canal da Entidade no Youtubecom tradução simultânea em inglês, espanhol e na Língua Brasileira de Sinais (Libras), o evento reuniu profissionais das áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de educadores sociais, estudantes e pessoas interessadas no tema.

Nesta quarta-feira, último dia de congresso, as explanações foram iniciadas pela dra. Ana María Salhuana, doutora em Economia, especialista em Administração de Empresas e funcionária, há mais de 25 anos, do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA).

 

+ Confira como foi o primeiro dia do Congresso Social da LBV
+ Leia os destaques do segundo dia de evento

Ana María discursou sobre “Os Impactos da Covid-19 em comunidades vulneráveis”, compartilhando a atuação do PMA na Bolívia. Segundo ela, [o país] não é o que sofreu o maior impacto, muito menos o menor.” Ainda assim, a pandemia contribuiu para o aumento dos índices de insegurança alimentar.

Ana María SalhuanaDra. Ana María Salhuana, Representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas na Bolívia.

A crise sanitária afetou as zonas rurais e urbanas bolivianas, prejudicando, sobretudo, as mulheres e as crianças. Além disso, questões climáticas, como a seca e as inundações, agravaram ainda mais o quadro.

“O volume da produção agrícola caiu, houve perda de rendimentos. (…) A redução no PIB é sentida em todos os setores, como no industrial. (…) Essa diminuição de renda também faz com que o mecanismo de circulação da economia se paralise, uma vez que as empresas que produziam para essa parcela da população reduzem sua produção, porque não há mercado, não há quem compre. Por sua vez, as pessoas que compravam estão indo aos mercados locais para buscar sobreviver, pois não conseguem gerar renda.”

Nesse sentido, afirmou que cabe ao PMA realizar estudos, levantar informações e, em conformidade com o governo local, decidir quais ações serão implementadas. “Nós nos sentamos à mesa para conversar, propor soluções, mas é o governo quem decide qual delas é mais viável.”

Em sua explanação, Ana María falou ainda sobre o evento da LBV, ressaltando a importância deste espaço de debates.

“Quero cumprimentar os organizadores, pela importância que tem este Congresso, a iniciativa de debater sobre o trabalho humanitário. Este trabalho, como todos sabem, busca a igualdade entre todos os seres humanos que vivem em uma mesma localidade.”

Assistência Social na pandemia

A última palestra do Congresso Social da LBV foi conduzida pela dra. Priscilla Andrade, assistente social, mestre e doutora em Política Social. Professora da Universidade de Brasília (UnB), com experiência na área de assistência social, gênero e violência intrafamiliar, falou sobre o tema “Panorama da Assistência Social na transpandemia e pós-pandemia”.

Dra. Priscilla Andrade, assistente social, mestre e doutora em Política Social.

Ela iniciou seus comentários tecendo elogios à iniciativa da LBV, exaltando ainda o trabalho dos profissionais de Assistência Social.

“Cumprimento pela iniciativa e compromisso na discussão e aprimoramento da política de assistência social. Cumprimento ainda, com muito carinho, os trabalhadores da LBV, em especial, aqueles que desenvolvem as ações socioassistenciais, vocês são imprescindíveis. (…) A LBV demonstra estar cada vez mais engajada no fortalecimento da Assistência Social como direito de cidadania”, disse.

Ao entrar no assunto de sua exposição, Priscilla indicou que o panorama do setor durante e após a crise é desafiador.

“As trabalhadoras da Política de Assistência Social estão enfrentando aumento exponencial da demanda de trabalho, sendo tão expostas quantos trabalhadores da área da saúde, pois estão em contato direto com a população mais vulnerável ao vírus: os idosos, pessoas em situação de rua, pessoas em situação precária de habitação, pessoas com comorbidades, e sem acesso adequado a política de saneamento básico e saúde.”

Assim como outros expositores, também apontou a importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de como a atuação dos profissionais da área no enfrentamento à Covid-19 garante o direito de proteção à vida.

“O novo coronavírus, no Brasil, escancarou os determinantes sociais dos processos de adoecimento, expõe as contradições de uma sociedade injusta, evidencia uma questão estrutural que põe em xeque o direito à vida. Veio rearfimar aquilo que muitos de nós já têm ciência: desigualdade e pobreza matam”, comentou.

Priscilla ainda enfatizou que, além dos índices altos de contágio, desemprego e das desigualdades sociais, a pandemia ainda elevou as subnotificações de violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

Mesmo com o aumento de demanda e os problemas estruturais, a palestrante acredita que o cenários pós-pandêmico deve levar a novos métodos de trabalho e um possível reconhecimento do setor como direito de cidadania. “Os desafios postos à proteção social na esfera socioassistencial serão grandes, então o recado que a pandemia deixa para os atores sociais engajados com a área socioassistencial é a seguinte: vamos defender ou não o direito a essa proteção?”

Engajamento do público

Vivian R. Ferreira

Durante os três dias de palestras, o Congresso Internacional de Assistência Social da LBV contou com uma ampla participação do público, que compartilhou suas impressões do evento. Trazemos aqui alguns desses comentários:

“​A LBV é um Grande Exemplo de Acolhimento e de grande ensinamento , eu que sou arte educador sei como é importante sermos dedicados às nossas crianças e adolescentes e mostrar a elas um futuro melhor.”
– Ruanderson Wiggum Medeiros

“Creche Comunitária SICAM em Manguinhos, parabeniza esse importante evento no campo da política pública de Assistência Social. Trabalho exemplar. A LBV é referência nacional e internacional.”
– Luiz Soares 

“Quanta organização em um trabalho social. Realmente fantástico! Parabéns a LBV que atende com dignidade as pessoas em situação de vulnerabilidade.”
– Gabriella Kisse​

“A LBV sempre se fazendo presente em tudo que é importante para a melhoria e desenvolvimento do ser humano.”
– Neyla Vanessa
 

“No dia a dia do nosso trabalho percebemos como o acolhimento que realizamos nesse momento de Pandemia faz a diferença!!”
– Marcia Negreiros

“Prazer enorme participar desse excelente congresso, muito enriquecedor.”
– Josélia Marques​ 

A todos que participaram do evento, seja como espectador ou palestrante, o nosso sincero agradecimento! Até a próxima edição do evento! o/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas