As melodias sonoras podem nos afetar mais do que imaginamos, sabia?
Recentes pesquisas da Universidade de Caen, na França, demonstram que a música melhora o foco e a concentração e auxilia na apreensão de conteúdos de raciocínio lógico, pois ativam a região do cérebro responsável pelo entendimento de disciplinas como Matemática e Línguas.
Assim fica fácil entender o progresso de Matheus Eduardo da Silva, 8 anos, atendido pela LBV em Maceió/AL.
“O Matheus era uma criança muito tímida. Com as atividades de música da LBV, ele começou a despertar, melhorou a leitura e a timidez; hoje em dia consegue estar na frente de uma turma falando e já recebeu vários elogios, tanto daqui quanto da escola”, afirma a mãe do menino, Maria da Conceição da Silva.
O estímulo musical aliado a outras ações postas à disposição por educadores da Entidade, como Geloteca, em que as crianças têm acesso a vários tipos de livros, contribuíram para que Matheus se tornasse um dos melhores alunos da turma dele. “Ele domina a leitura melhor do que muitos colegas do 5º, do 6º ano da sua escola. Na LBV, a gente pega os livros, leva pra casa, lê e devolve. Isso foi fundamental para o desenvolvimento dele”, conta a mãe.
Essa ação inclusiva da musicalidade fez tão bem a Matheus que a equipe da revista BOA VONTADE*, ao conversar com ele, notou a desenvoltura do menino. “Foram vocês da LBV que me ajudaram. Eu aprendi muito com os amigos que fiz aqui, com os educadores, com minha família… Foi assim que venci”, revelou durante a conversa.
Quando perguntado se a mensagem e os ensinamentos transmitidos pelas canções na LBV o ajudaram a enxergar o mundo de forma diferente, ele foi categórico:
“Sim! A cuidar do meio ambiente, a economizar água. Se eu passar pelo banheiro e ouvir barulho de água, vou lá e desligo. Falo que tem que economizar, porque o mundo não tem água infinita. Outra coisa: se vejo um velhinho que não pode pegar uma coisa, eu vou até ele e ajudo. Estou fazendo a minha parte, tentando dar o meu melhor pra todo mundo”.
Graças a você e a tantas outras pessoas generosas, milhares de crianças e adolescentes encontram, na música, uma forma de alterar suas realidades e alçar voos mais altos. Nosso sincero agradecimento!
* Esse texto foi publicado originalmente na revista BOA VONTADE nº 270, de abril de 2022. Para ler outros conteúdos desta edição, clique aqui.