
Você acredita na fada dos dentes? Eu nunca acreditei. Mas a maioria dos meus dentes de leite que caíram quando criança foram parar no telhado da casa de alguma tia-avó (morava em apartamento). Quando jogava o dente, era pra fazer um pedido (quase sempre, no meu caso, tinha a ver com futebol), que esse pedido seria atendido. Acreditar nessa lenda, superstição ou como queira chamar era bem legal. Porém, poderia ter feito melhor se fosse hoje. E sabe por quê? Porque atualmente é possível doar para banco de dentes humanos.
Banco de dentes humanos: uma lenda?

Pode parecer estranho. Mas banco de dentes humanos existe. E é possível doar dentes para eles.
Esse tipo de doação, pouco conhecido, tem muitos benefícios.
O dente é um órgão do corpo humano, e pode ser doado para pesquisas odontológicas e ortopédicas, incluindo para beneficiar o estudo de alunos de cursos dessas áreas nas faculdades.
Uma faculdade de odontologia gasta de três a quatro mil dentes por semestre.
Entendendo o banco de dentes humanos

Algumas universidades brasileiras, em seus cursos de odontologia, montam o próprio banco de dentes humanos, a fim de que possam por si mesmas controlar o armazenamento e permitir o uso por seus estudantes.
Só que isso não impede de que essas instituições emprestem os dentes a outros pesquisadores. Isso ocorre também.
Quando se fala do dente de leite, então, a doação pode levar a outros caminhos além da formação acadêmica. Foi descoberto na polpa do dente a existência de células-tronco.
Hoje a pesquisa com as células-tronco é um dos caminhos mais promissores para a medicina regenerativa. Elas podem se transformar em outras células ou corrigir uma sequência do DNA, por exemplo.
Sorriso amarelo pode? Condição dos dentes para doação

Qualquer pessoa ou profissional de odontologia pode doar para um banco de dentes humanos.
Realmente não importa se é dente decíduo (de leite) ou permanente, todo dente pode ser repassado, seja sadio, cariado, restaurado ou, então, amarelado.
É importante que o dente a ser doado seja lavado com água e sabão e esteja acondicionado em um pote com soro fisiológico ou água destilada.
Quando chegam no banco de dente humano, os dentes doados passam por desinfectação, esterilização, separação e estocagem.
E permanecem congelados em uma temperatura de cerca de -20ºC.
As doações podem ser provenientes de uma extração em que o dentista pergunta a você se deseja doar os dentes. E apenas são feitas com a autorização do paciente ou responsável.
Então, vamos conhecer bancos de dente humano, onde você pode doar dentes de leite ou permanentes que foram extraídos?
Onde doar: o banco de dentes humanos mais próximo de você

#1 Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)
Pode mandar os dentes para o seguinte endereço: Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227 — Cidade Universitária, CEP 05508-900, em São Paulo/SP. Você também pode fazer a entrega ao banco de dentes humanos da USP pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Telefone: (11) 3091-7905
#2 Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Envie a doação para o banco de dentes humanos da Unesp acompanhada pelo termos (que podem ser baixados no site) para o endereço: Rua José Bonifácio, 1.193 — Vila Mendonça, CEP: 16015-050, em Araçatuba/SP.
Telefone: (18) 3636-3200
#3 Banco de dentes humanos da Universidade Federal do Amazonas (UEA)
É só levar a doação para a Policlínica Odontológica da UEA, na Av. Castelo Branco, esquina com a Av. Codajás — Cachoeirinha, em Manaus/AM, de segunda e terça-feira, das 8h às 11 horas, e às quintas-feiras, das 14h às 17h30.
E-mail: banco.dentes.uea@hotmail.com
#4 Banco de dentes humanos da Universidade Federal de Pernambuco
Também possui termos que você deve preencher e encaminhar junto à doação de dentes. O endereço de envio é: Av. Professor Mores Rego, s/n, CEP: 50670-901, no Recife/PE.
Telefone: (81) 2126-8344
E-mail: bdhufpe@gmail.com
#5 Banco de Dentes Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora
O banco possui um serviço de coleta, mas você pode enviar ou entregar pessoalmente a doação no endereço: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora — Campus Universitário — Martelos, CEP: 36036-900, em Juiz de Fora/MG. O horário de recebimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 horas e das 14h às 16 horas.
Telefone: (32) 2102-3871
E-mail: bancodedentes.odonto@ufjf.edu.br
#6 Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Você pode levar os dentes secos ou imersos em água da torneira ou água destilada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, no seguinte endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4.748 — Uvaranas, CEP: 84030-900, em Ponta Grossa/PR.
Telefones: (42) 3220-3104/3103
#7 Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
O banco aceita dentes de leite que foram substituídos naturalmente, dentes permanentes com indicação de extração e permanentes que sejam focos de infecção sem ter como recuperá-los. Você pode entregar na Av. Transnordestina, s/n — Novo Horizonte, CEP: 44.036-900, em Feira de Santana/BA.
Telefone: (75) 3161-8424
E-mail: bancodedentesuefs@gmail.com