Rio de Janeiro, RJ — A Legião da Boa Vontade realizou na última sexta-feira, dia 8, a entrega dos certificados de conclusão do curso de Informática Básica, realizado pelo programa Capacitação e Inclusão Produtiva, no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição. A iniciativa aperfeiçoa as habilidades técnicas e pessoais, preparando os alunos para o concorrido mercado de trabalho. O curso é gratuito e ministrado para jovens e adultos de baixa renda.
E nesta turma que se formou, um grande destaque foi a participaração dos idosos — que também são beneficiados no programa Vida Plena — que não perderam tempo e aproveitaram a oportunidade. “A procura da terceira idade pela informática é muito maior do que a dos adolescentes. É um diferencial o curso da LBV. Eu falo pra eles que têm valorizar e eles valorizam muito, pois, quando termina o curso, já querem fazer outro. Valorizam o trabalho da LBV pela estrutura oferecida“, destacou o instrutor Elton Bispo.
Para muitos, foi a oportunidade de se obter o primeiro contato com o computador, comprovando que a idade não é uma barreira para aprender. Foi o caso da aposentada Nazaré Silva da Conceição, de 76 anos: “achei o curso excelente, avancei muito. Não sabia nada de computador. No primeiro dia quando mexi apaguei tudo, e o instrutor me ensinou como ligar o computador. Ele é excelente, muito paciente, dá aula passo a passo, tivemos muitas oportunidades. Agradeço muito à LBV ter aberto essa porta para nós, e espero que continue sempre abrindo as portas para todos”, disse a atendida.
Aos 61 anos, Sebastiana Ricardo da Silva também concluiu o curso e falou da satisfação em entrar nesse novo mundo digital: “eu vejo isso como uma melhora de vida, eu tinha pavor de computador. Hoje, sou uma pessoa bem estruturada, comecei, já estou mexendo no computador sozinha. As pessoas devem fazer o curso, porque a LBV está ajudando as pessoas que estão fora da informatização. Agradeço à LBV por esses cursos que oferecem para todos, que continuem pois é muito bom!”.
Arlete Batista, de 59 anos, fala do antes e depois da conclusão do curso: “antes, nem sabia ligar um computador. Depois, fui iniciando, tateando, o professor ensinando e hoje já estou bem atualizada em informática. Não só como esse trabalho, como outros, a LBV é ótima! Me senti maravilhada aqui, abraçada, com muito carinho, muito amor, é uma oportunidade única. Recomendo a todos para participarem!”.
Outra atendida, Vera Lúcia Barbosa Magalhães, de 67 anos, descreve como foi importante concluir esse curso gratuito: “esse curso foi maravilhoso para mim, levantou minha autoestima, aprendi muito. O professor Elton e toda equipe são maravilhosos. Estou maravilhada e aconselho a todos que puderem vir fazer esse curso. Tenho um agradecimento à LBV, pois quando chegamos aqui, nós nos sentimos amigos, é um clima maravilhoso. Só existe paz, confraternização e carinho”.
Vera também destacou que sua ligação com a LBV surgiu há muitos anos. “Conheço a LBV há bastante tempo, porque a minha mãe nos trazia para tomar aquela famosa sopa*, que era uma maravilha e ainda levávamos para casa. Matou muito a minha fome”, disse emocionada.
Em Del Castilho, Rio de Janeiro, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3214. Telefone: (21) 2241-2020.
Colaboração: Márcia Regina Souza.
_________________________________________________
*O auxílio às famílias brasileiras começou antes mesmo do surgimento da Legião da Boa Vontade, no fim da década de 1940, com a popular Sopa dos Pobres, também conhecida como Sopa do Zarur. Pouco tempo depois, quando o mundo ainda vivia sob as sombras da Segunda Guerra Mundial, o fundador da LBV convocou, do auditório da Emissora da Boa Vontade (antiga Rádio Mundial), a população brasileira para um novo enfrentamento. Pelas ondas sonoras declarou “a guerra mundial contra a fome”. O pedido foi prontamente aceito pelos Legionários da Boa Vontade. E a madrugada de 1º de setembro de 1962, um sábado, entraria para a história da Instituição. Nascia a Ronda da Caridade, um dos mais antigos programas sociais da LBV.