Ator Amon Castro conta histórias para os alunos da LBV no Rio de Janeiro

“Foi uma experiência maravilhosa! Fiquei realmente muito feliz de conhecer esse ambiente e ver um trabalho tão bonito que é feito com tantas crianças”.

Rio de Janeiro, RJ — A contação de histórias desperta na criança o gosto pela leitura, pela arte, a criatividade, aguça a imaginação, o poder de observação, estabelecendo uma conexão entre a fantasia e a realidade. Tudo isso contribui para a vivência de experiências que propiciam os conhecimentos significativos do processo de aprendizagem na fase da educação infantil.

Pensando assim, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, no Rio de Janeiro, promoveu uma manhã divertida no dia 14 e ao mesmo tempo educativa para alguns de seus educandos. O ator Amon de Castro foi convidado a realizar uma contação de histórias para os alunos do 1º ano B.

“Comecei a estudar teatro no Tablado, aos 14 anos. Fiz dança, mas sempre tive contato com crianças no meio teatral. É enriquecedor! O primeiro trabalho foi uma peça infantil, e atualmente trabalho muito com criança. É um público muito especial, sincero, puro, consegue embarcar nas histórias”, disse entusiasmado.

Ajudando a construir a história …

Na oportunidade, o ator desenvolveu uma dinâmica de grupo em que usou objetos e brinquedos para que os alunos construíssem com ele uma história. “Tentei trazer hoje uma coisa um pouco diferente, que forçasse a criatividade, a imaginação, que é muito importante para se desenvolver na fase da infância, fazendo com que elas ajudassem também a construir uma história, participassem ativamente para que vissem que têm capacidade de criar, de imaginar, de exercitar e fazer o que quiserem da mente“.

A respeito do trabalho da LBV, Amon Castro declarou: “eu fiquei muito impressionado com a gentileza das turmas, ver que eles têm uma receptividade, tanto os pequenos quantos os grandes. Eles têm uma educação, uma gentileza, cordialidade com as visitas, pessoas que não são comuns ao espaço deles, e a estrutura também favorece muito isso.  A estrutura dá muito suporte, muito apoio. Fiquei impressionado com o tamanho, as atividades, com o todo o cuidado que tem sobre eles.”

E finalizou agradecendo a oportunidade de realizar esse trabalho voluntário: “Foi uma experiência maravilhosa! Fiquei realmente muito feliz de conhecer esse ambiente e ver um trabalho tão bonito que é feito com tantas crianças, com tanto amor, com tanta dedicação, tanto carinho. Realmente é um espaço de muita alegria, de muita felicidade poder estar aqui, compartilhar com vocês essa experiência maravilhosa. Estou esperando que outras pessoas também venham, participem, se motivem a ajudar. Porque cada um tem algo especial, mesmo não sendo ator ou atriz, não sendo artista. Mas cada um tem uma vivência, uma história, alguma coisa que possa somar à vida dessas crianças.”

No Rio de Janeiro, o Centro Educacional José de Paiva Netto está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Informações pelo telefone: (21) 3297-7100.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas