Rio de Janeiro, RJ — Quando se é jovem, as infinitas possibilidades para o futuro profissional deixam algumas pessoas sem saber o que fazer. Para ajudar nesta importante decisão, é importante pesquisar, se informar sobre as atribuições de várias atividades, visitar feiras de emprego, conversar com os amigos e assistir palestras com profissionais que já atuam no mercado.
Pensando nisso, a LBV promoveu no Centro Educacional José de Paiva Netto um ciclo de palestras sobre Profissões. O objetivo foi o de apresentar diversas profissões de diferentes áreas para os alunos despertarem suas vocações e começarem a visualizar um futuro profissional.
Para quem se interessa, por exemplo, pelo tema sustentabilidade, e tem o objetivo de ingressar nesta área, a opção é estudar Engenharia Ambiental. Essa profissão é responsável pelo planejamento, organização e controle do uso de recursos naturais renováveis e ambientais, pelo reflorestamento e a conservação de zonas de bosques e exploração de viveiros de plantas entre outras.
Sobre este importate assunto, os alunos ouviram e conversaram com o dr. Denivam Mavined, Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências Ambientais e Florestais, que atua na gerência de recuperação de áreas degradadas, da Secretaria de Conservação do Meio Ambiente (SECONSERMA).
Rio de Janeiro, RJ — Palestra com o dr. Denivam Mavined, engenheiro florestal, mestre em ciências ambientais e florestais, que atua na gerência de recuperação de áreas degradas, da Secretaria de Conservação do Meio Ambiente, SECONSERMA.O palestrante conversou com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre as atribuições de um engenheiro florestal e de sua atuação para preservar o futuro do planeta. Na oportunidade, ele esclareceu dúvidas dos alunos e falou da iniciativa da LBV em realizar esses encontros: “Achei muito importante e agradeço muito a oportunidade de poder falar do trabalho que a gente faz de recuperação ambiental no RJ, e como a Engenharia Ambiental pode ajudar nesse trabalho e conservar o meio ambiente. Fiquei muito feliz porque muitas perguntas que a gente pensa que ainda a população e as crianças pouco informadas apresentaram bastante informação, complementando o que eu estava dizendo. Isso me estimula porque instruir essas crianças e adolescentes, e saber que elas já têm certa instrução, é o que me facilita, valida meu trabalho no futuro. Esse trabalho que faço agora tem que ser mantido por alguém no futuro. Eu espero que eles façam isso”, disse o engenheiro Denivam Mavined.
Laryssa Silva, 14 anos, gostou da palestra: “Foi muito boa porque eu não sabia o que realmente fazia um engenheiro florestal, pensava que ele só cuidava das florestas. Mas faz outras coisas bem interessantes, como recuperar as áreas que já foram destruídas. Isso é bom para o nosso planeta e para nós também”, disse a jovem estudante.
A Instituição desenvolve, em seus programas socioeducacionais, uma série de atividades lúdicas e educativas que despertam nos atendidos a percepção de que cuidar dos recursos naturais faz parte do exercício da cidadania e da solidariedade. Há décadas, a Entidade trabalha temas ligados ao não desperdício da água e de outros recursos naturais, entre outros assuntos relacionados à preservação da Natureza e ao comportamento sustentável.
Como ensina o educador Paiva Netto: “A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! No Rio de Janeiro, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Telefone para informações: (21) 3297-7100.

