Ações da LBV incentivam a garantia de direitos dos seus atendidos

Saiba como a LBV valoriza crianças e idosos e vem promovendo uma série de ações visando o protagonismo de todos eles.

Conhecer nossos direitos e deveres são primordiais para termos uma sociedade mais consciente. E na LBV, compartilhar esse conhecimento com os atendidos é uma premissa do trabalho. 

Para as crianças, o direito de brincar!

O direito de brincar, assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente, é exercido nas Unidades da LBV. A diversão contribui para o desenvolvimento de diferentes maneiras, entre eles a socialização, gerar conhecimento, compartilhar boas experiências … E todo ano a LBV intensifica, em maio, essas ações na Semana Mundial do Brincar. Reunimos aqui um pouco de como foi esse momento especial nas mais de 80 unidades da Instituição em todo o País. Você pode ver um pouco mais sobre como as brincadeiras acontecem neste registro do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Brasília.

 

O direito à uma alimentação saudável também é exercido na LBV! Um exemplo é o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, na capital paranaense, os alunos com idade entre 2 a 8 anos, que recebem esse acompanhamento alimentar durante todo o ano letivo.

Bruno César BergkirchnerNa hora da votação, o pequeno eleitor exercendo sua cidadania.

Em Petrópolis, RJ, por exemplo, a garotada aprendeu muita coisa sobre democracia e o funcionamento das eleições. Os meninos e meninas participaram de todo o processo eleitoral através de uma simulação: como votar, a confecção do título de eleitor, passando pela criação de um partido, a elaboração das propostas, gravação de propaganda eleitoral, até a votação na urna eletrônica. O projeto foi finalizado com a cerimônia de posse dos integrantes do partido eleito.

 

Para os adultos, o direito ao trabalho!

Aquele velho ditado de que é importante “ensinar a pescar” também faz parte dos direitos que a LBV faz chegar até as famílias. A Instituição promove, por meio do programa Capacitação e Inclusão Produtiva, diversos cursos que colaboram na (re)inserção ao mundo do trabalho.

Durante o ano de 2017, mostramos aqui em nosso site, diversos exemplos de pessoas que fizeram cursos gratuitos na LBV para buscar novas oportunidades de emprego (Maricá, PetrópolisNiterói e Belém). Em São Gonçalo, RJ, uma das alunas do curso conseguiu o primeiro emprego e promoções na empresa graças à qualificação que recebeu da LBV.

Lorena Leal Cunha começou a se preparar para o mercado de trabalho antes de se tornar maior de idade. Fez vários cursos na Legião da Boa Vontade após terminar o Ensino Médio e conseguiu emprego em uma loja de departamentos. Agradecida, ela sempre está em contato com a Instituição para indicar os novos alunos do curso a vagas de trabalho que surgem na empresa em que atua.

“É uma forma de eu recompensar, é uma forma de agradecimento, pois eu tive uma oportunidade da LBV me proporcionar muitos cursos de graça e consegui o trabalho, o meu primeiro emprego. Tudo isso foi graças ao suporte dos cursos da LBV. Se estou onde estou, é uma oportunidade de eu retribuir o favor que me fizeram, ajudando outras pessoas. Assim como fui ajudada, eu quero também ajudar as pessoas através da LBV. Então, tudo se encaixa”, disse.

Além de colaborar para a obtenção da renda, a LBV também possibilita conhecimentos que ajudam na melhor gestão dos recursos conquistados. Em Araxá, MG, uma palestra sobre planejamento financeiro reuniu as famílias, ensinando como sair do vermelho. A palestra foi ministrada pela sra. Neida Reis, supervisora do Procon-Araxá, que trouxe diversas informações sobre os direitos e deveres dos consumidores, ressaltando algumas economias que podemos fazer no nosso dia a dia, como, por exemplo, água e energia.

Para as famílias, informação e apoio!

Várias ações, dentre palestras, mutirões, esclarecimentos e atendimentos psicológicos fazem com que o apoio da LBV chegue a todos os integrantes da família. Em Ananindeua, PA, a união da Instituição e de parceiros promoveu vários serviços de qualidade de vida e beleza para as famílias. Médicos, enfermeiros, cabeleireiros e outros profissionais dedicaram um pouco de seu tempo para os atendidos da LBV.

Anita Pinheiro teve atendimento médico, esclarecendo dúvidas e recebendo orientações. Ela contou que ficará mais atenta com vários problemas de saúde que estava sentindo. “Achei muito bom a LBV trazer profissionais para realizar esse trabalho, todas as dúvidas que tinha foram esclarecidas e isso me ajudou bastante. Tudo o que é de maravilhoso nesse mundo eu desejo à LBV”, afirmou, com muita satisfação, a atendida.

Uma vez por mês acontece o encontro com as famílias, uma promoção da equipe multidisciplinar da LBV. Nestes espaços, acontece palestras, dinâmicas em grupo, oficinas e debates, sempre trabalhando com o fortalecimento de vínculos e a boa convivência. Conhecer seus direitos, como consumidor, foi o objetivo de um desses encontros. Em Petrópolis, RJ, a LBV promoveu palestra educativa sobre os Direitos do Consumidor

Com o apoio dos profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), a LBV promoveu a palestra “A importância da família no processo de intervenção contra a violência”. A ação foi destinada às famílias de todos os atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!, que atende meninas e meninos entre 6 e 15 anos. 

Os direitos da pessoa com deficiência também foram esclarecidos, desta vez na capital fluminense. A Rede Sociedade Solidária — programa de Assessoramento da Legião da Boa Vontade — promoveu uma roda de conversa com o tema “Promoção dos direitos da Pessoa com Deficiência e inclusão e humanização – Olhar além das leis”. 

Para os idosos, o direito à qualidade de vida!

Filhos criados, muita experiência pra contar e uma necessidade: a de manter-se integralmente saudável e feliz. Na LBV, os idosos recebem dois tipos de amparo: em algumas unidades, encontros diurnos com várias atividades dentro do programa Vida Plena; e, em outras, o amparo é realizado nos Lares para a terceira idadae. 

E quem disse que tem idade para aprender coisas novas?! Não tem! Nos Centros Comunitários, os idosos são despertados para sempre aprenderem coisas novas. Dentro do programa Capacitação e Inclusão Produtiva, o curso de informática é o mais procurado por eles.

Ana Paula FerreiraBelém, PA — As alunas exibem, com orgulho, os certificados de conclusão do curso gratuito de Informática Básica, oferecido pela LBV

Em Niterói, RJ, aos 68 anos, Domingos Vicente de Castro concluiu o curso: “Procurei o curso de Informática com o objetivo de sedimentar meus parcos conhecimentos sobre o assunto. No curso aprendi todas as informações repassadas sobre os módulos do pacote Office e os elementos básicos do computador. Todas as informações foram importantes e também o contato com um grupo etário de diferentes idades”.

Ledilaine SantanaUberlândia, MG — Atividade de capoeira com os atendidos no programa Vida Plena.

Na Lar Alziro Zarur, da LBV em Uberlândia/MG, o incentivo a um envelhecimento saudável passa também pelo cuidado com o corpo. Aqui você pode ler alguns dos relatos.

Viviane de OliveiraBelo Horizonte, MG — Integrantes do programa Vida Plena mostra as obras que produziram na LBV.

O trabalho manual também colabora para outro aspecto importante para um envelhecimento saudável: manter a mente ativa. Na capital mineira, os idosos que integram o programa Vida Plena participam de diversas oficinas, uma delas é a de artesanato, que ajuda a manter a mente saudável, mais participativa. “As atividades cognitivas são a melhor maneira de exercitar o cérebro e, consequentemente, preservar a memória e reduzir o risco de demência. Entre algumas que ajudam a desenvolver as funções cognitivas, estão a leitura, a escrita, os jogos e os trabalhos manuais, como o artesanato e a pintura”, explica a psicóloga da LBV Elmacia Rodrigues.

Uberlândia/MG — A caminhada é sempre bem-vida em todos as idades, e eles adoram caminhar em meio à natureza, que faz bem para o corpo e para o espírito. A LBV sempre leva os idosos ao Parque Municipal Victorio Siquierolli, um dos lugares preferidos dos atendidos.

Você pode acompanhar todo o nosso trabalho aqui no site ou ainda nas redes sociais @LBVBrasil.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas