O INÍCIO
Era madrugada na capital fluminense, 1º de setembro de 1962, um sábado. Dia histórico para a Legião da Boa Vontade.
Ocorria na marcante data, a primeira Ronda da Caridade, uma das muitas iniciativas do saudoso fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979). Nesse mesmo dia de setembro, o então jovem José de Paiva Netto, na época com 21 anos, participava dessa marcha solidária.
Por décadas, a Instituição socorreu o povo nas ruas noite adentro, levando auxílio para quem não tinha nem o essencial para a sobrevivência: a alimentação. Além disso, o carinho, a atenção, o afeto, o sorriso e a esperança sempre estiveram presentes nesta e em outras ações da LBV, que olha para o ser humano com respeito!
“Nós saíamos pelas ruas e praças com um jipão que tinha servido ao Exército brasileiro na segunda guerra, e ali estava enfrentando a guerra da fome. Foram momentos transformadores nas nossas vidas”, relembra o diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, que participou da primeira Ronda da Caridade, fazendo os registros do atendimento prestado pela Legião da Boa Vontade.
José de Paiva Netto, inspirado pelo pioneirismo de Alziro Zarur, ampliou as ações da Legião da Boa Vontade concretizando aquele sonho de 1962, o de levar amparo material e espiritual a quem mais precisa.
A EVOLUÇÃO
Hoje em dia, as atividades da Ronda da Caridade não são realizadas somente nas madrugadas, mas durante o dia todo. Ganhou forma e espaço fixo. As ações estão presentes nos Centros Comunitários de Assistência Social, nos lares para idosos e nas escolas da Instituição. São mais de 80 unidades espalhadas por todo o Brasil, além das ações emergenciais contra a fome e contra o frio em cidades onde a LBV não possui uma unidade física.
A essência de Caridade Completa continua. Visando o despertar da consciência do indivíduo para a mudança de sua situação para melhor. Cada vez mais esse atendimento é estendido a todas as regiões do Brasil e a diversos países para atender a necessidade do povo que precisa de alimento e, principalmente, de Solidariedade.
Nos centros comunitários da LBV, gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos participam de programas e projetos que visam ao resgate da autoestima e da dignidade de famílias em situação de risco social. Elas mudam a própria realidade e também a realidade de suas comunidades com muita força de vontade e muito incentivo.
O PIONEIRISMO EMPOLGOU O MUNDO
Fora do Brasil, a Instituição está presente em mais seis países: Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Portugal e Uruguai.
Na LBV da Bolívia, os dentes dos pequeninos são tratados por meio de um projeto da Instituição que leva às comunidades afastadas da capital La Paz instruções para uma boa escovação.
Na LBV de Portugal, o programa Sorriso Feliz é quem cuida do sorriso de crianças que moram na região periférica de Porto, Lisboa e Coimbra. Além dessa ação, o Cidadão-Bebê e o Semente da Boa Vontade compõem os atendimentos prestados pela Instituição em favor de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Paraguai foi o primeiro país fora do Brasil a receber o trabalho da Instituição. Na capital Assunção, famílias moradoras das periferias são amparadas pela LBV, auxílio esse que garante tranquilidade às mães.
Na LBV do Uruguai, a Instituição possui uma escola, o Instituto Educativo y Cultural, e realiza ações sociais, desde 1985, voltadas a famílias residentes em regiões periféricas de Montevideo. Dentre as atividades e os programas desenvolvidos, destaca-se o Criança: Futuro no Presente!
Quando chegou em Buenos Aires, a LBV da Argentina concentrou suas ações em um refeitório, que oferecia amparo e alimentação a famílias do Albergue Warnes. Em 1990, foi inaugurada a Escola Infantil Jesus, onde são proporcionadas gratuitamente educação integral e assistência alimentar a centenas de crianças provenientes de famílias de baixa renda.
Na LBV dos Estados Unidos, são promovidos, dede 1986, programas nas áreas social, educacional e de saúde, os quais contribuem para o desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias e de pessoas de baixa renda.
Presente onde o povo precisa, a Legião da Boa Vontade soma forças para a construção “de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz”. É o pioneirismo da Ronda da Caridade que, do Brasil, vem ampliando o espírito de Solidariedade no mundo.