
Por isso, no Centro Comunitário de Assistência Social, a oficina de cidadania ecumênica abriu um espaço para os atendidos a favor da valorização da cultura afro-brasileira, mostrando a importância da igualdade para o país.
Na oportunidade, o educador Haroldo Francisco Vieira Teixeira ressaltou: “Eu costumo dizer para as crianças que um povo sem cultura é um povo sem força. Então, eu trabalhei muito a questão da valorização musical que o negro tem no nosso cenário, o samba é uma das maiores influências, falei das habilidades com a terra, sem falar no conhecimento agrícola, manual e artesanal. O objetivo principal dessa oficina é que eles tenham em mente que ser negro é uma condição de ser orgulho”.

A Praça das Colônias, espaço cultural da cidade, fez parte da programação especial da oficina. O município recebeu a primeira colônia suíça do continente e a primeira colônia alemã do Brasil.

O local dispõe dez ambientes direcionados a cada colônia, onde são realizadas exposições e debates abertos sobre arte, tradições e aspectos culturais.
“[Os atendidos] foram na sala do Japão e da África e ficaram surpreendidos com o que encontraram. Eles viajaram por esses países, conheceram objetos, vestimentas, a cultura dos locais e ficaram muito felizes. Para eles, isso foi muito importante, porque apesar de termos tanta bagagem cultural na nossa cidade, ainda é pouco explorada”, encerra o educador.

As crianças e adolescentes também aprenderam sobre seu papel de cidadão consciente diante da sociedade e a importância da vivência da inclusão e o respeito às diferenças.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Nova Friburgo, o Centro Comunitário de Assistência Social localiza-se na Rua Júlio Antônio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para contato: (22) 2522-5078.