Rio de Janeiro, RJ — Foi realizada nesta terça-feira, 27, na Regional da LBV na capital fluminense, uma reunião para apresentar o programa de Assessoramento de Defesa e Garantia de Direitos aos representantes das comunidades onde acontecem os projetos de artes marciais da Equipe Geração, destinado a jovens atletas cariocas.
Atualmente, existem 34 núcleos com mais de sete mil famílias atendidas pelos projetos sociais para esses jovens atletas que fazem parte de projetos apoiados pela LBV, por intermédio da campanha Esporte é Vida, não violência!; pela Super Rádio Brasil, Prime Esportes, grande apoiadora do projeto, e demais parceiros, que dão todo o suporte na montagem das salas, nos uniformes para os participantes e apoio logístico para irem aos campeonatos e viagens.

A articuladora social da LBV, assistente social Ângela Verônica Ribeiro Anjo, explicou mais detalhes sobre o funcionamento do programa: “O Programa de Assessoramento visa prestar orientações técnicas e administrativas a entidades e organizações sociais, por meio de assessoramento direto e capacitações e formação aos profissionais que atuam no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), bem como a usuários da Política Nacional de Assistência Social”. E reforçou: “Através da Rede Sociedade Solidária, o Programa de Assessoramento irá atuar com as lideranças dos projetos da Equipe Geração, oferecendo capacitação e conhecimento sobre a Política Nacional de Assistência Social para promoção da cidadania ativa dos indivíduos nos projetos”.
O encontro ocorre mensalmente com diversas instituições e organizações parceiras locais e municípios vizinhos, e agora conta também com a participação dos representantes dos projetos sociais das comunidades pacificadas do Estado do RJ. Nesta última reunião foi elaborada uma proposta de formação do grupo de Liderança Juvenil, no qual jovens de 15 a 29 anos serão indicados pelo responsável do núcleo para a criação de um Conselho Participativo Juvenil.

O evento contou com a presença de militares e representantes das comunidades onde acontecem os projetos de Artes Marciais. À Super Rede Boa Vontade de Comunicação, destacaram a importância de mais esse apoio da LBV na capacitação para a ampliação do trabalho:
“Agradeço à LBV porque num momento muito difícil ela está nos abraçando com esse projeto maravilhoso, onde buscamos fazer essas crianças trilharem o caminho do bem. É uma parceria que vai contribuir com a vida das pessoas da comunidade, o alvo maior, para que possamos resgatar a cidadania delas com trabalho, as crianças estudando, alimentação sadia através de parcerias. Temos o prazer de entrar num fórum e ver um ex-aluno se tornado um futuro advogado”, destacou o subtenente Muniz, do projeto da Cidade de Deus.
“Nosso trabalho é de ação social de prevenção, onde buscamos ganhar a confiança e o respeito da comunidade. A LBV já é uma Instituição bem antiga, com muita credibilidade, e isso vai ajudar muito na nossa aproximação com a comunidade”, reforçou o comandante Jean, da Equipe Geração do Andaraí.
“Temos cinco trabalhos sociais com modalidades, o jiu-jitsu, futebol, ginástica para terceira idade, reforço escolar e um policiamento preventivo atuando dentro das escolas. O trabalho da Legião da Boa Vontade já é consolidado e esse olhar fortifica mais o nosso trabalho”, disse o soldado Fabrício, instrutor do projeto na comunidade do Borel.
“É de fundamental importância, haja vista que a LBV ainda é um dos poucos parceiros que continuam ao nosso lado e agora nessa rede efetiva. Através dos conselhos de gestão comunitária de segurança, visualizo isso como uma ótima oportunidade, uma janela de aproximação mais ainda da população com o policial e de proporcionar oportunidade para ela. Vamos cadastrar todos os beneficiados, giram em torno de 7 mil, das necessidades deles e vamos passar essa demanda para a LBV, que através de seu conhecimento, vai poder nos auxiliar. Eles precisam de um carinho, de olhar diferente. Nós, como agentes transformadores, vamos poder proporcionar isso para eles, através da LBV”, destacou a major Bianca, assessora de polícia de proximidade.