Alunos da LBV do RJ falam sobre os malefícios das drogas

A ação é feita em parceria com o PROERD para conscientizar as famílias

Rio de Janeiro, RJ — Há décadas, a Legião da Boa Vontade trabalha a pioneira campanha em defesa da vida “Não use drogas. Viver é Melhor!”, idealizada por seu diretor-presidente, José de Paiva Netto. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade, principalmente as crianças e os jovens, dos perigos que as drogas oferecem e mostrar que o uso pode levar a um caminho trágico.

Pensando nisso, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, em Del Castilho, estabeleceu uma parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que conscientiza pais, responsáveis e filhos de que é possível manter-se longe das drogas e da violência. A ação acontece a cada seis meses. E no dia 6 de julho, os alunos da LBV receberam seus certificados firmando o compromisso de ficarem longe das drogas.

Priscilla AntunesOs alunos do 5° ano do Centro Educacional José de Paiva Netto participaram da formatura do curso do PROERD e receberam seus certificados de conclusão.

 “O trabalho do PROERD é educativo, de informação e conscientização, levando o jovem a refletir sobre suas escolhas e decisões. Quando lidamos com a criança, não há a prevenção secundária, não há experimentação, por isso a conscientização na infância é muito mais gratificante para eles e para os pais, principalmente. (…) Nós ficamos muito felizes com essa parceria e esperamos que venha a render mais frutos daqui pra frente”, concluiu o subtenente da Polícia Militar, Daniel Castiajo.

O sargento Bessa, instrutor do curso, falou dessa parceria de sucesso: “O PROERD é uma parceria da Polícia Militar com a família. É uma passagem para a vida toda, e cabe à família preservar tudo que aprenderam e os alunos serem multiplicadores, a semente vai ser germinada e vai multiplicar para a vida toda. A imagem que levo da LBV é o sentimento do dever cumprido. O que faço é por amor, sou voluntário, pois consegui o objetivo com as crianças de produzir bons cidadãos para um futuro melhor, um Brasil melhor! No próximo semestre de 2017 estaremos novamente aqui, fazendo esse trabalho, de coração, com muito amor”, disse.

COLHENDO BONS FRUTOS

No curso, a jovem Maria Eduarda, do 5º ano do Ensino Fundamental, se destacou com sua redação sobre resistência às drogas. E ela fez questão de dar dicas de como fazer numa situação onde há o oferecimento de substâncias ilícitas: “eu sempre tenho que prestar atenção ao que eu devo ou não beber, o que devo ou não usar, com quem convivo e quem está ou não ao meu lado; pedir conselhos e continuar ajudando ao próximo”.

E destacou: “estou aqui desde os 12 anos de idade, e aprendi bastante coisa na LBV para levar uma vida segura. Na comunidade onde convivo tem muitos usuários de droga, boca de fumo que prejudicam as pessoas. Eu conto aos meus amigos sobre o projeto e vou contar a eles tudo que aprendi e alertá-los, vou orientá-los e continuar avisando. Minha mãe me incentivou a continuar fazendo o programa”.

Medalhista na redação apresentada, a aluna Alícia Vitória, de 11 anos, destacou seu sonho profissional e agradeceu a Instituição por toda a orientação e cuidados que recebe: “A LBV nos ajuda muito, dá cesta básica, minha mãe trabalha o dia todo na loja, e ela se sente tranquila porque estou aqui, faço a aula. Quero crescer e virar aeromoça, que é meu grande sonho”.

Consciente de seu papel de pai, o sr. José Luís da Silva tem duas filhas na escola, a Tamara e a Samara, avalia a educação que elas recebem e mais esse curso educativo sobre prevenção ao uso de drogas: “me sinto muito feliz. Sempre quis uma oportunidade nessa escola, e consegui. Agradeço ao Paiva Netto e a Deus. Eu não tenho vício, nem minha esposa, mas eu quero o bem, faço de tudo pra elas caminharem certo”.

Mãe da aluna Yasmim, a sra. Sueli Antônia Espíndola sabe o quanto é importante orientar os filhos a respeito do assunto: “moramos em comunidade e vemos tanta coisa errada, não queremos nada de mal para nossos filhos. É bom saber que ela leva esses conhecimentos para seus amigos. Desde quando a escola foi fundada estou aqui, ela é fundamental em tudo pra nós, não existe outra escola igual”, disse agradecida.

O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho, RJ. Telefone (21) 3297-7100. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas