Tricampeã Mundial de Karatê visita escola da LBV no RJ

A atleta Ciça Maia falou da sua carreira e da importância da prática do esporte na vida dos alunos

Rio de Janeiro, RJ — Os alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto receberam na tarde desta quarta-feira, 11, a visita da atleta Ciça Maia, tricampeã mundial de Karatê, e que possui uma história de sucesso no mundo dos esportes e também de muita superação. Logo que chegou, a atleta foi homenageada pelas crianças. O bate-papo foi inevitável, já que a curiosidade sobre o esporte é geral.

Bruna de Jesus

Em sua visita, Ciça conheceu as dependências da escola, as atividades desenvolvidas com as crianças e jovens, além de ver de perto a transformação na vida dessas crianças através do esporte [com as aulas de artes marciais] e da cultura. Um trabalho que tem o acompanhamento de profissionais capacitados, o apoio da família e as Pedagogia do Afeto e do Cidadão Ecumênico que permeiam todas as ações, firmadas na Espiritualidade ecumênica.

Eu pude ver a grandeza desse projeto da LBV. Tenho certeza que daqui surgirão vários campeões. Ainda que não seja no esporte, mas campeões da vida. Eu percebi que esse trabalho é um trabalho de excelência, tanto no esporte, na arte marcial, no apoio que dão para as famílias e para as crianças, como na formação do cidadão, através da formação acadêmica, nos estudos. Isso é o mais importante.

Bruna de Jesus

Uma história de superação

Maria Cecília de Almeida Maia, a Ciça, possui uma história de vida cheia de lutas e de superação, mesmo antes de aprender o Karatê. A superação começou quando a atleta tinha pouco mais de 10 anos. De família humilde e de muitos irmãos, não teve o que comer por semanas, passou frio nas ruas e usou drogas.

Foi criada pela mãe de casa em casa, nos bairros do Rio. Foi recolhida em um orfanato, temporariamente, depois foi morar em uma casa de família como babá, onde, posteriormente, teve a oportunidade de atuar como professora-auxiliar da escola onde o bebê ficava. Com o primeiro salário se matriculou numa academia onde conheceu o karatê. Era o início de uma longa jornada, mas que sabia que seria para toda vida. Superou as diferenças, venceu a batalha contra as drogas e continuou lutando na vida e no esporte. Com apenas um ano e meio de treinamento chegou às Seleções Carioca e Brasileira, e em apenas três anos já se tornara faixa preta. 

Bruna de JesusA tricampeã mundial de Karatê falou de sua carreira e incentivou os alunos a prosseguirem no esporte, para que vençam na vida e nos tatames. 

Hoje, continua lutando e é mãe de três filhos, todos desportistas em diferentes modalidades e também lutadores de Karatê. Como atleta, conquistou todos os títulos possíveis, inclusive alguns considerados impossíveis pelos homens. Foi a primeira mulher da América Latina a ser campeã mundial de Karatê, quando ganhou de uma carateca japonesa em pleno Japão, em 1992, feito esse que a colocou no Guinness Book, o livro dos recordes. Foram três Campeonatos Mundiais (92, 98 e 2008), quatro Jogos Pan-Americanos, cinco Campeonatos Sul-Americanos, 20 Campeonatos Estaduais e 20 Campeonatos Brasileiros. Vencedora na vida e nos tatames, Ciça tem planos de encerrar a carreira em breve. Atualmente, dedica-se à faculdade de Educação Física.

O Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Informações pelo telefone: (21) 3297-7100.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas