Rio de Janeiro, RJ — A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Batam, localizada em Realengo, comemorou nesta quinta-feira, 18, sete anos de trabalho junto à população local. A sede é uma das mais antigas do projeto e serve de referência para a abertura de outras unidades. Durante o evento, representantes da LBV estiveram no evento e registraram com os responsáveis a importância do trabalho desenvolvido na comunidade.
Na região, a Unidade oferece a crianças e jovens, por intermédio do projeto Geração UPP, aulas gratuitas de artes marciais, possibilitando que os atendidos pratiquem, por exemplo, modalidades como o jiu-jítsu. A iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros, como a Legião da Boa Vontade (LBV), a Super Rádio Brasil (940 AM), Team Nogueira, Prime Esportes, Boomboxe, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias de Estado de Esportes, Lazer e Juventude e de Segurança Pública.
“São sete anos trabalhando para transformar vidas. A UPP é emblemática para o processo de pacificação, com alto índice de aceitação e a relação com a comunidade é muito próxima. As crianças da comunidade procuram os projetos, isso é muito importante. Isso faz com que elas cresçam acostumadas ao convívio com o policial que está ali, para ajudar na sua formação, dar a segurança que necessitam”, disse o capitão Ronald Gonçalves de Carvalho, comandante da UPP do Batam.
Saiba mais:
+ Campeão Mundial de jiu-jítsu, nos EUA, Gabriel da Silva Monteiro é recebido por familiares e amigos
Sobre o apoio da LBV e da Super Rádio Brasil, o capitão ressaltou: “É primordial para a sobrevivência do projeto. Sem esse apoio, teríamos muito mais dificuldades e nada disso seria possível. O projeto de lutas marciais iniciou sem a menor pretensão de ganhar título, formar profissionais futuramente, mas hoje é uma realidade. As crianças aqui são muito boas, desenvolveram bastante e conseguem ser premiadas, irem a campeonatos e serem reconhecidas, e o principal, estamos formando o cidadão do futuro. O esporte e a disciplina fazem com que sejam formado um cidadão melhor”.
Para o cabo Gian Carlos Baptista, “esse aniversário está consolidando o projeto UPP dentro da comunidade.” O policial também destacou a importância das parcerias firmadas para a manutenção do projeto de artes marciais. “É fundamental. O suporte é muito grande, tanto como quimono pras crianças, tatame, como com cestas básicas, ajuda psicológica, viagens, passeios. Tudo que a gente solicita, estão sempre prontos a ajudar. A LBV sempre mostra que tem Deus na frente para resolver tudo. A gente fica muito feliz com a ajuda do jornalista Paiva Netto com tudo que ele tem feito pelas UPPs, de coração aberto. Isso é muito importante”, completou.
Além do esporte, que é uma importante ferramenta educacional, há também no local uma Brinquedoteca, um espaço lúdico dedicado às crianças da comunidade, para aprenderem brincando. Tatiana Silvério de Melo, soldado da UPP Batam e responsável pela Brinquedoteca, relaciona os benefícios prestados pela UPP à comunidade atendida: “Aqui era uma área em que as pessoas não tinham acesso a serviços sociais. Dentro da Polícia Militar, é uma das UPPs que está mais avançada em relação à proximidade e ajudar realmente a comunidade“.
O projeto Geração UPP é realizado em todas as comunidades cariocas que contam com Unidades de Polícia Pacificadora, recebe o apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil, Team Nogueira, Prime Esportes, Boomboxe, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias de Estado de Esportes, Lazer e Juventude e de Segurança Pública.
Leia também:
+ Alunos da LBV conquistam medalhas em campeonato de judô no DF
+ Atletas apoiados pela LBV se destacam em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu