Qual a importância da escola na sua formação? Segunda casa na infância, é o espaço onde começamos a interagir socialmente com pessoas que não são de nossa família e formamos grande parte da nossa base de conhecimento. Neste 15 de março, Dia da Escola, queremos contar a você sobre as escolas mantidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) no Brasil. Vamos nessa? 😉
Em São Paulo, SP, há o Conjunto Educacional Boa Vontade, formado pela Supercreche Jesus e o Instituto de Educação José de Paiva Netto, que atende crianças do berçário até o ensino médio. No Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, onde as crianças estudam do berçário até o 5º ano. Já a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, em Taguatinga, DF, o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, em Curitiba, PR, e a Escola de Educação Infantil Jesus, em Belém, PA atendem os pequenos de 2 a 5 anos.
Nestes espaços educacionais, o objetivo é formar “Cérebro e Coração“, como preconiza o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto. Para que isso ocorra, o apoio oferecido pela Entidade aos estudantes é integral: além de formar do intelecto com as disciplinas regulares e cuidar dos sentimentos, a saúde do corpo também recebe atenção. Além das aulas, refeições balanceadas preparadas por uma equipe capacitada, prática esportiva e muito mais. Na formação das equipes há psicólogo, nutricionista, assistencial social, pedagogos, além de profissionais de saúde.
Leia também:
+ Promovendo a alimentação saudável no espaço escolar
+ O esporte como aliado da educação
As atividades pedagógicas obedecem a um calendário específico, adaptado a cada faixa etária, e são complementadas pela prática de esportes, por passeios e por programas e projetos especiais. Pela manhã, as crianças realizam atividades pedagógicas. À tarde, são desenvolvidas atividades extracurriculares, como recreação dirigida, dinâmicas, vídeos e jogos educativos, dramatização, prática esportiva, dentre outras atividades sempre realizadas com a orientação de um profissional habilitado.
Pedagogia da Boa Vontade

Em todas as atividades que desenvolvemos propomos o desenvolvimento aliado de “Cérebro e Coração”. No modelo proposto há a Pedagogia do Afeto e a do Cidadão Ecumênico. A primeira é voltada a crianças de até 10 anos de idade e alia sentimento ao desenvolvimento cognitivo dos pequeninos, de forma que carinho e afeto permeiem todo o conhecimento e os ambientes de suas vidas, incluído o escolar.
Já a Pedagogia do Cidadão Ecumênico é direcionada à educação de adolescentes e adultos, dispondo o indivíduo a viver a Cidadania Ecumênica, firmada no exercício pleno da Solidariedade planetária.