Estatísticas revelam índice crescente de idosos no Brasil com sinais de depressão. De acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada em 2014, essa faixa etária é a que mais sofre com a doença. Para se ter uma ideia, dos 11,2 milhões de adultos diagnosticados naquele ano, 11,1% tinham entre 60 e 64 anos. A patologia é desencadeada nessa fase da vida, segundo especialistas, pela exclusão social e, consequente, o sentimento de solidão.

Maria Aparecida Lopes, participante do programa Vida Plena.Saiba mais:
+ Oficina de artesanato da LBV propicia bem-estar e contribui para geração de renda
A situação mudou quando recebeu de uma amigo o conselho para procurar a Entidade. “Resolvi vir aqui para constatar se tinha alguma coisa que me fizesse bem. Gostei, fiz a inscrição e comecei a compartilhar. Trataram-me muito bem, me aceitaram com carinho, com amor, isso foi muito importante pra mim, porque no momento em que eu estava, me sentia muito mal, sozinha. Aqui encontrei amor, carinho nas pessoas que me atenderam e isso me fez muito bem.”
No programa Vida Plena, aprendeu que nunca é tarde para aprender. “Quando passei a trabalhar com artesanato, vi coisas que jamais tinha visto, prestei atenção nas coisas e comecei a fazer. Com isso, melhorei. Estava tomando remédios para depressão, para colesterol alto e fazendo essa atividade constatei que tudo foi melhorando na minha vida. Quando voltei à médica, ela disse que eu estava bem, [quis saber] se eu estava fazendo alguma atividade. Falei que estava fazendo [artesanato] na LBV. Então, ela disse para eu continuar fazendo porque meu remédio estava lá”, declarou.
Além da oficina de Artesanato, os vovôs e as vovós da comunidade do Morro dos Macacos realizam, por intermédio da ação socioassistencial, atividades físicas, informática, palestras, alfabetização, e momentos de confraternização com apresentações culturais. “É um trabalho realizado em grupo, com caráter preventivo e pró-ativo, pautado na defesa e nos direitos do idoso, no desenvolvimento de capacidades, de potencialidades. Tem por objetivo orientar os participantes na reconstrução das suas histórias. Aqui trabalhamos a autoestima, eles modificam suas vidas”. explica a assistente social da LBV em Vila Isabel, Claudia Monteiro.
No programa, Maria participa de oficinas de Artesanato, atividades físicas, Informática, palestras e alfabetização.Na comunidade do Morro dos Macacos, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Torres Homem, 1.315 — Vila Isabel. Para outras informações, ligue: (21) 2576-8501.
Leia também:
+ VÍDEO: Em Volta Redonda, LBV ajudou dona Matilde a vencer a Síndrome do Pânico
+ Conheça o Lar Alziro Zarur, mantido pela LBV em Teófilo Otoni