Na baixada santista, crianças da LBV aprendem a combater a dengue

A cidade de Santos registrou, nos primeiros meses do ano, mais de 450 casos. Por isso, a atenção deve ser redobrada para eliminar focos da doença.

Santos, SP — A população da baixada santista vivenciou, recentemente, uma epidemia de dengue. A cidade registrou, somente no primeiro quadrimestre deste ano, mais de 450 vítimas. Embora o número de casos tenha despencado, se faz necessário um constante trabalho de eliminação do foco da doença.

Aposte em oportunidades; AJUDE A LBV!

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu nessa semana, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, uma palestra educativa para as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!. A iniciativa foi conduzida pela equipe do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da entidade pública.

Juliana MouraA atividade lúdica proporcionou aos atendidos orientações sobre como eliminar focos da dengue.
“A ideia de desenvolver essa atividade surgiu devido ao surto na cidade e pela curiosidade das crianças em querer saber mais sobre o assunto, pois alguns deles já tiveram amigos e parentes com dengue. Então, começamos a discutir o tema e, a partir daí, surgiram inúmeras indagações. Com o intuito de finalizar os questionamentos, buscamos o apoio da Secretaria da Saúde”, pontuou a educadora social da LBV Vanessa Freire, propositora da atividade.

Na palestra, os agentes de saúde explicaram a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, por meio da recolha de recipientes que armazenem água e que são depositados pelas pessoas de forma voluntária e involuntária na natureza. Na ocasião, os pequenos puderam observar os estágios de reprodução do mosquito, desde o ovo ao surgimento do inseto.

+ Visite a página da LBV no Facebook

“Gostei bastante da experiência. Pude esclarecer algumas dúvidas e ser mais bem informado sobre algumas coisas que eu não sabia, como a existência de quatro tipos de dengue, por exemplo. Aprender nunca é demais, por isso agradeço pela atividade de hoje”, disse o atendido Emerson, de 12 anos.

Uma educação integral

O trabalho de conscientização obedeceu às etapas do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), aplicado com sucesso nas Escolas e Centros Comunitários da Instituição. Essa metodologia permeia qualquer tipo de atividade lúdica da Instituição e não dimensiona o estudante somente pelo papel de receptor de informações. O educando é visto como protagonista do processo de aprendizagem, que resulta de um conjunto de ações individuais e em grupo, englobando a busca, a reflexão e o amadurecimento do saber.

Juliana MouraAs crianças e os adolescentes atendidos pela LBV puderam observar o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, desde o ovo ao surgimento do inseto.

“Para mim é um prazer estar aqui na LBV, pois conheço o trabalho há mais de 30 anos. É motivo de alegria poder colaborar, transmitindo conhecimento para as crianças e os adolescentes que serão, com certeza, multiplicadores dessa mesma orientação, e nos ajudarão no combate ao mosquito transmissor. Obrigada pela oportunidade”, destacou a representante do IEC, Rosane da Costa.

Em Santos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Conselheiro Nébias, 398 — Encruzilhada. Para outras informações, ligue: (13) 3202-0080.

LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: as crianças da LBV sabem como combater a dengue; quer aprender?
+ Atendidos aprendem a combater o mosquito transmissor da dengue

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas