
Ronda da Caridade, um dos mais antigos programas sociais da Legião da Boa Vontade (LBV), completou no dia 1° de setembro, 63 anos de existência!
Criada em 1962 com o propósito de amparar as pessoas que sofriam com a terrível fome, ocasionada pela situação da época, o fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979), iniciou o legado da Ronda da Caridade ao chamar, através do rádio, o povo brasileiro para, com a LBV, enfrentar a fome.
Após a convocação, a LBV passou a oferecer às famílias brasileiras a famosa Sopa dos Pobres, também conhecida como Sopa do Zarur. Essa ação ganhou ainda mais força num sábado de 1º de setembro de 1962, que entrou para a história da Entidade. Ali nascia a Ronda da Caridade.
Através dela, a LBV, além de proporcionar o amparo material, isso é, a refeição, roupas e atendimentos sociais como cortes de cabelo e barba, proporcionava também o amparo espiritual para confortar as famílias e fazer surgir dentro de seus corações a Esperança de dias melhores.
A Ronda da Caridade, com o passar das décadas, consolidou-se uma importante ferramenta de inclusão social e atualmente, no Brasil, ela se multiplicou nos diversos programas socioeducativos da Instituição, que conta com 82 unidades em todo o País, dentre Escolas, Centros Comunitários de Assistência Social e Abrigos para idosos.

“Nós saíamos pelas ruas e praças com um jipão que tinha servido ao Exército brasileiro na segunda guerra, e ali estava enfrentando a guerra da fome. Foram momentos transformadores nas nossas vidas”, relembra o presidente da Instituição, José de Paiva Netto, que participou da primeira Ronda da Caridade, fazendo os registros do atendimento prestado pela Legião da Boa Vontade.
José de Paiva Netto, inspirado pelo pioneirismo de Alziro Zarur, ampliou as ações da Legião da Boa Vontade concretizando aquele sonho de 1962, o de levar amparo material e espiritual a quem mais precisa.
A EVOLUÇÃO
O trabalho iniciado com a Ronda da Caridade foi ampliado e qualificado, dando origem a Serviços e Programas estruturados e continuados, ofertados nas unidades da LBV para o atendimento das populações vulnerabilizadas ou em risco social, de todas as faixas etárias, para que acessem direitos e recebam atendimentos de acordo com suas necessidades.
Na área humanitária é realizada a Ronda da Cidadania, direcionada à população em situação de rua, que oferta ações que vão além do material mas que promovem escuta afetiva como apoio emocional. Durante as ações, ocorrem atendimentos sociais, apresentações culturais, musicais, prestação de serviços e acesso a benefícios, nunca perdendo a essência de respeito irrestrito e de defesa da dignidade humana.
As ações estão presentes nos Centros Comunitários de Assistência Social, nos lares para idosos e nas escolas da Instituição. São mais de 80 unidades espalhadas por todo o Brasil, além das ações emergenciais contra a fome e contra o frio em cidades onde a LBV não possui uma unidade física.
A essência de Caridade Completa continua. Visando o despertar da consciência do indivíduo para a mudança de sua situação para melhor. Cada vez mais esse atendimento é estendido a todas as regiões do Brasil e a diversos países para atender a necessidade do povo que precisa de alimento e, principalmente, de Solidariedade.
Nos centros comunitários da LBV, gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos participam de programas e projetos que visam ao resgate da autoestima e da dignidade de famílias em situação de risco social. Elas mudam a própria realidade e também a realidade de suas comunidades com muita força de vontade e muito incentivo.





Presente onde o povo precisa, a Legião da Boa Vontade soma forças para a construção “de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz”. É o pioneirismo da Ronda da Caridade que, do Brasil, vem ampliando o espírito de Solidariedade no mundo.