A presença dos livros na educação infantil contribui diretamente para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Portanto, desenvolver o hábito da leitura desde cedo é importante para que os pequenos, além de exercitarem o cérebro, aprendam habilidades que serão fundamentais para o processo educacional.
Diante dessa relevância, citamos 5 benefícios que a leitura representa para a educação infantil:
1. ENRIQUECE O VOCABULÁRIO

Esse tópico não é um benefício exclusivo da infância, ele contempla todas as fazes da vida. Porém, é quando somos pequenos que desenvolvemos o hábito da leitura com mais facilidade, portanto, ao ler mais, a criança começa a descobrir novas palavras e aprender a escrever corretamente, o que representa um ponto muito importante para a educação infantil.
2. FORTALECE A CONCENTRAÇÃO

A leitura ajuda na concentração e na compreensão de conteúdo, dessa forma, as crianças desenvolvem a capacidade de entender e sintetizar melhor as informações que recebem diariamente, sejam elas passadas na escola ou em casa.
3. DESENVOLVE A EMPATIA

Ler aumenta a capacidade de sentir empatia, visto que a criança se conecta, de uma certa forma, com a realidade de outro alguém, no caso o personagem descrito no enredo. Isso faz com que ela se coloque no lugar do outro e tenha uma maior consciência dos seus atos para com as outras pessoas.
4. EXERCITA O CÉREBRO

O hábito de leitura exercita as funções cerebrais e representa uma ótima alternativa para manter a mente saudável. Quando estamos lendo, diversas atividades do cérebro são acionadas, como a memória visual, auditiva, de leitura, dos sentimentos e entre outras. Daí a importância de manter uma ‘rotina literária’ desde cedo. 😉
5. ESTIMULA A CRIATIVIDADE

Durante a leitura de um livro, tendemos a imaginar os personagens, os cenários e as situações descritas; com a criança não é diferente. Por isso, desenvolver o hábito de ler na infância incentiva a imaginação e a vontade de descobrir novos conhecimentos, além de estimular os pequenos a criarem suas próprias histórias.

Já ficou claro que a literatura desperta diferentes habilidades na criança, possibilitando sua imersão em um universo rico em descobertas. Porém, para abordar a abrangência deste assunto, uma das oficinas do 21º Congresso Internacional de Educação da LBV, realizará atividades norteadas pela temática ‘A arte de despertar o prazer da leitura na Educação Infantil’. A ação será ministrada pelas profissionais em educação Wânia Nayara Celestino Pires e Elvira Rosa Ribeiro Izídio.
“É na primeira infância que se criam os bons hábitos da leitura e faz com que a criança desenvolva a imaginação, a criatividade e a capacidade cognitiva, formando cidadãos críticos e questionadores. Por isso, faz-se necessário a conscientização e estimulação do educador. É por meio de métodos pedagógicos e práticas diárias que os educandos descobrem o prazer da leitura e neste sentido, a oficina irá proporcionar essa troca experiência entre os participantes”, destacam as oficineiras.
A atividade pretende contribuir com sugestões que permitam incorporar – de maneira natural – a leitura, no dia a dia das crianças, vivenciando este objetivo em diferentes formas e estratégias.
*Com informações dos sites Gazeta do Povo e Árvore de Livros.