Esteio, RS — Diante da situação enfrentada pela cidade de Esteio por conta das cheias que atingiram a cidade, a Legião da Boa Vontade (LBV) mobilizou seus colaboradores e levou doações às cerca de 600 famílias desabrigadas. Além das chuvas, a temperatura tem chegado a mínimas de 9ºC, o que também prejudica a situação das vítimas das cheias.
O prefeito da cidade, Gilmar Antonio Rinaldi, ressaltou que a ajuda da LBV chegou em hora de grande necessidade: “É um momento de muita dificuldade, de sofrimento das pessoas. Mas, quando nós vemos pessoas como vocês, da LBV; pessoas de toda a sociedade; pessoas das entidades religiosas se somando, isso faz com que a gente se motive, que a gente redobre a energia, e é esse calor humano que vai fazer com que as pessoas tenham menos frio. […] Agradeço à Legião da Boa Vontade, do fundo do meu coração, por esse carinho e por esse apoio à cidade de Esteio “.
Casos de emergência
Em caso de emergência e para pedidos de auxílio, reporte à Defesa Civil pelo número 153.
Enxurradas tiveram início na segunda-feira
No início da madrugada de segunda-feira, 13, uma enxurrada atingiu a cidade de Esteio e levou a prefeitura a decretar situação de emergência. Para se ter uma ideia, em 36 horas, o volume de precipitação chegou a aproximadamente 200 mm, isso representa 80 mm acima do total esperado para todo o mês de julho.
Com as chuvas e o represamento das águas dentro da cidade, causado pelo estancamento do Rio dos Sinos, os arroios Esteio e Sapucaia transbordaram, causando transtornos em diversas regiões da cidade. As chuvas reiniciaram às 4 horas desta quinta-feira, 15, mas, ainda assim, o nível d´água baixou em todas as regiões de Esteio que registraram alagamentos.
A Corrente Solidária faz a diferença. Se você quer fazer parte dela, ainda dá tempo de participar. Faça a sua doação! Abaixo, os endereços de nossos postos de arrecadação:
Com informações da Prefeitura e da Defesa Civil de Esteio, RS