60 anos em prol do povo brasileiro

Há seis décadas nascia a Ronda da Caridade, programa social da LBV.

Ronda da Caridade, um dos mais antigos programas sociais da Legião da Boa Vontade (LBV), completou no dia 1° de setembro, 60 anos de existência!

Criada em 1962 com o propósito de amparar as pessoas que sofriam com a terrível fome, ocasionada pela situação da época, o fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979), iniciou o legado da Ronda da Caridade ao chamar, através do rádio, o povo brasileiro para, com a LBV, enfrentar a fome.

Após a convocação, a LBV passou a oferecer às famílias brasileiras a famosa Sopa dos Pobres, também conhecida como Sopa do Zarur. Essa ação ganhou ainda mais força num sábado de 1º de setembro de 1962, que entrou para a história da Entidade. Ali nascia a Ronda da Caridade.

Arquivo BV

Através dela, a LBV, além de proporcionar o amparo material, isso é, a refeição, roupas e atendimentos sociais como cortes de cabelo e barba, proporcionava também o amparo espiritual para confortar as famílias e fazer surgir dentro de seus corações a Esperança de dias melhores.

A Ronda da Caridade, com o passar das décadas, consolidou-se uma importante ferramenta de inclusão social e atualmente, no Brasil, ela se multiplicou nos diversos programas socioeducativos da Instituição, que conta com 82 unidades em todo o País, dentre Escolas, Centros Comunitários de Assistência Social e Lares para idosos.

Arquivo pessoalNo destaque, o jovem Paiva Netto, que participou desde a primeira Ronda da Caridade, em 1º de setembro de 1962. Na foto, o promissor jornalista faz a cobertura do atendimento prestado pela Legião da Boa Vontade. A iniciativa é uma atividade da campanha permanente da LBV contra a fome e a miséria, lançada no fim da década de 1940 com a popular “Sopa dos Pobres”, também conhecida como “Sopa do Zarur”.

Conheça mais sobre essa emocionante história acessando o vídeo abaixo.

 

{sbm}

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas